SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO

SPO

Serviço de Psicologia e Orientação (SPO)

O Serviço de Psicologia e Orientação tem por objetivo geral promover as condições que asseguram o desenvolvimento harmonioso do aluno/indivíduo.

Pretende-se capacitar oaluno/indivíduo para a resolução efetiva e eficaz das várias tarefas da sua vida, nos vários contextos nos quais se move.

Áreas de Intervenção

• Avaliação e apoio psicológico/psicopedagógico
  • Orientação Vocacional (escolar e profissional)
  • Consultadoria à comunidade educativa e Encarregados de Educação
  • Referenciação de alunos para a Educação Especial
  • Contacto e colaboração com serviços da comunidade envolvente
  • Atividades de formação
  • Reuniões de trabalho

Ação do Serviço de Psicologia e Orientação (SPO)

A ação do SPO do Agrupamento de Escolas de Canelas alarga-se às várias escolas constituintes do agrupamento (1 Escola 2/3/S, 10 EB1 e 9 JI). Pode recorrer ao SPO qualquer um dos membros da comunidade educativa.

Funcionamentodo Serviço de Psicologia e Orientação (SPO)

O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) está sediado na Escola-sede, no Bloco G, sala G1.10, devidamente identificada.

O SPO do Agrupamento de Escolas de Canelas é constituído por uma psicóloga efetiva.

Os pedidos/encaminhamento de alunos para o SPO devem ser feitos em documento próprio (Ficha de Encaminhamento) pelo Professor Titular de Turma ou Diretor de Turma.