1º prémio do Concurso Nacional de Escolas

Estamos de parabéns! A vídeorreportagem "Erva-das-pampas, a invasora de folhas cortantes" venceu o 1.º prémio do Concurso Nacional de Escolas LET IT GROW – ALERTA INVASORAS! na categoria 3.º ciclo. Este concurso é uma iniciativa do Jardim Zoológico de Lisboa, em parceria com DIRECÃO GERAL DE EDUCAÇÃO, com a ABAE através do Programa Eco Escolas e com o Portal BioDiversity4All.

Esta vídeorreportagem, realizada pelas alunas Beatriz Silva, Clara Caridade, Cláudia Fontes, Lara Portilha, Marina Ferreira e Rita Pinto, do 7ºD, pretende dar a conhecer uma das principais plantas invasoras do litoral norte de Portugal, a cortaderia selloana, conhecida por plumas, penachos ou erva-das-pampas, e como deve ser controlada. A realização deste trabalho inseriu-se no Projeto “Operação Plumas”, desenvolvido no âmbito do Projeto Ciência na Escola, da Fundação Ilídio Pinho, implementado com a participação de vários professores do conselho de turma e do professor Jorge Costa, com a coordenação da docente da disciplina de Geografia, Odete Melo.

O trabalho premiado pode ser visto na internet com acesso através do link:

O prémio recebido é constituído por um programa "À noite no ZOO" para o grupo e dois professores, nos dias 5 e 6 de junho. A cerimónia de entrega dos prémios será no dia 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, seguida de um programa de atividades como encontros com tratadores dos animais, o safari no Zoo "A rotina dos tratadores", shows e jogos, entre outros.

Para consultar a ementa Vegetariana