Curso de Línguas e Humanidades

O Curso de Línguas e Humanidades tem por objectivo dotar o aluno de um conjunto de saberes que lhe possibilita o estabelecimento de relações entre o passado e presente, a interpretação do mundo atual e a intervenção sobre a realidade e sobre o espaço em que ela se inscreve.

Destinatários:

Alunos com o 9º ano de escolaridade;

Alunos dos CEF com equivalência ao 9º ano de escolaridade, desde que tenham realizado exame às disciplinas de Português e Matemática.

Certificação:

Diploma equivalente ao Ensino Secundário;

Permite o prosseguimento de estudos após a realização dos exames nacionais obrigatórios.

Saídas profissionais:

Com o Curso de Línguas e Humanidades, existem duas grandes áreas de saídas profissionais:

Área das Línguas e Literaturas — Escritor; Estudos Europeus; Dramaturgo; Jornalista; Tradutor; Professor; Locutor/Apresentador; Ciências da Educação

Área das Humanidades —  Antropologia; Sociologia; Direito; Relações Internacionais; Guia Intérprete; Educação de Infância; Serviço Social

Exames nacionais obrigatórios:

Português;

Disciplina trienal da formação específica;

Nas duas disciplinas bienais da formação específica ou numa das disciplinas bienais da componente de formação específica e na disciplina de Filosofia.

Plano curricular: (blocos de 50 min)

Componentes de formação Disciplinas 10º 11º 12º
Geral Português 4 4 5
Língua estrangeira (Espanhol IV, Francês IV ou  Inglês VI (a) 3 3 0
Filosofia 3 3 0
Educação Física 3 3 3
Específica História A 5 5 6
Opção (b)
Matemática Apli. C. Sociais (MACS)
Geografia A
Literatura Portuguesa
Língua estrangeira I, II ou III
Opção (c)
Geografia C
Inglês
Psicologia B
Sociologia
Opção (d)
Aplicações Informáticas B (e)
Direito (e)
Economia (e)
Educação Moral e Religiosa (g) 90′ 90′ 90′

(a) O aluno escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário. No caso de o aluno iniciar uma língua, tomando em conta as disponibilidades da escola, poderá cumulativamente dar continuidade à Língua Estrangeira I como disciplina facultativa, com aceitação expressa do acréscimo de carga horária.

(b) O aluno escolhe duas disciplinas bienais.

(c) (d) O aluno escolhe duas disciplinas anuais, sendo uma delas obrigatoriamente do conjunto de opções (c).

(e) Oferta dependente do projeto educativo da escola.

(g) Disciplina de frequência facultativa, com carga fixa de 90 minutos.