Resumo 16ª sessão

Na 16ª sessão do Clube de Programação e Robótica, os alunos participaram ativamente no projeto eTwinning Code4Kids. A atividade iniciou-se com o login no TwinSpace do projeto, onde os participantes exploraram as páginas disponíveis e comentaram publicações de outros membros, promovendo a interação e troca de ideias no âmbito do trabalho colaborativo internacional.

Posteriormente, os alunos deram continuidade às suas construções, trabalhando na melhoria de projetos previamente iniciados. Demonstraram criatividade e dedicação, ajustando detalhes e otimizando os seus protótipos.

Na etapa final da sessão, os participantes focaram-se na programação, utilizando os robôs NXT da Lego. Programaram, testaram e ajustaram os seus códigos, tanto no simulador como diretamente nos robôs. Esta prática permitiu-lhes observar a aplicação real dos seus programas, consolidando conhecimentos e habilidades técnicas no campo da robótica.

Foi uma sessão produtiva e enriquecedora, onde os alunos desenvolveram competências técnicas, colaborativas e criativas, reforçando a motivação para o desenvolvimento de projetos no âmbito da programação e robótica.

 

Clube de Programação e Robótica: Explora o Desafio das “Instruções Exatas”

Na semana passada, o Clube de Programação e Robótica realizou uma sessão envolvente no âmbito do projeto eTwinning Code4Kids. O ponto alto do encontro foi a exibição do vídeo educativo “Exact Instructions Challenge”, que gerou risos e reflexões entre os jovens programadores.
O vídeo mostra um pai que segue as instruções literais dos filhos para fazer uma sanduíche de manteiga de amendoim e geleia, que resultam em tentativas cómicas e frustradas.
Esta atividade demonstrou de forma divertida a importância de fornecer instruções claras e precisas, um conceito fundamental na programação.
Os alunos debateram a forma como o desafio se relaciona com a programação:
A necessidade de escrever código de forma específica.
A importância de pensar em todos os passos de um processo.
Como os computadores interpretam instruções literalmente.
Após a exibição, os participantes realizaram a sua própria versão do desafio, criando instruções para tarefas simples no simulador da plataforma Open Roberta e compreendendo como pequenos detalhes podem fazer uma grande diferença no resultado final.
Esta sessão do Clube de Programação e Robótica não só divertiu os alunos, como também reforçou conceitos cruciais de lógica e precisão, essenciais para o desenvolvimento de competências em programação e robótica.

Resumo da 8ª sessão

Com um número crescente de participantes, o clube de robótica segue em pleno funcionamento (ainda com algumas vagas). Estamos a construir robôs LEGO NXT Mindstorms e a criar pistas personalizadas para testar os programas que serão desenvolvidos no ambiente Open Roberta. Entre os desafios previstos, destacam-se a Onda Mexicana, Busca e Salvamento e Luta de Robôs, entre outros. Além disso, somos cofundadores do projeto eTwinning Code4Kids, que aborda programação por blocos para crianças, utilizando simuladores, robôs e placas como Micro:bit e Arduino, promovendo aprendizagens práticas e criativas.