CPR com atividade na CodeWeek 2021

Este ano o Clube de Programação e Robótica iniciou as suas sessões semanais (presenciais) associando-se à CodeWeek com uma atividade de programação chamada de Mission Zero (promovida pela Agência Espacial Europeia e a Fundação Raspberry Pi).

Nesta missão os alunos escrevem um programa, recorrendo a um emulador, para funcionar num computador com um Raspberry Pi, que está na Estação Espacial Internacional (ISS). Este programa deve fazer a leitura da humidade a bordo da ISS e comunicar com os astronautas através de uma mensagem personalizada. Para além disso, os alunos podem escolher os nomes dos 2 novos computadores Astro Pi, nomeando-os com o nome de cientistas europeus inspiradores. Para orientar os alunos existe um guião, com uma descrição das tarefas, traduzido para várias línguas.

Os alunos inscritos no clube são muito novos, na sua maior parte e não têm ainda conhecimentos de programação, mas com esta atividade já ficaram a saber:

  • O que é um simulador/emulador;
  • Que existem várias linguagens de programação;
  • Que há placas programáveis como o Arduino e o Raspberry Pi;
  • Os programas têm instruções e que estas têm uma sequência;
  • Algumas instruções são funções e têm parâmetros;
  • Os programas demoram algum tempo a serem executados (neste caso não pode demorar mais do que 30 segundos);
  • O conhecimento da língua inglesa é muito útil para programar já que muitas linguagens se baseiam no Inglês;
  • Nomes de cientistas europeus ligados à Matemática, Química, Programação, Física.

Sendo uma atividade muito simples de executar e encontrando-se bem documentada, os alunos não tiveram dificuldade em perceber o que tinham que fazer e o facto de o programa por eles escrito poder ganhar o estatuto de voo e ser enviado para correr na ISS foi uma grande motivação. Em Junho teremos os nossos certificados que mostram onde estava a ISS quando correu os nossos programas.

Entretanto já temos o certificado da participação na CodeWeek!

 

 

Dia de Ada Lovelace

O Dia de Ada Lovelace (ALD) é uma celebração internacional das conquistas das mulheres na ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), que tem como objetivo aumentar o perfil das mulheres em STEM e, ao fazê-lo, criar novos modelos que irão encorajar mais meninas a seguir carreiras em STEM e apoiar as mulheres que já trabalham em STEM. Este dia é também uma forma de estender o Dia Internacional da Rapariga (11 de outubro) que tem como objetivo sensibilizar para as questões de igualdade e violência de género, bem como apelar à reflexão sobre os preconceitos e estereótipos que colocam entraves na vida escolar e pessoal das raparigas. Por outro lado, procura dar ênfase ao papel ativo que as raparigas podem ter enquanto agentes de mudança social.

Neste vídeo fica um pouco de história:

Projeto eTwinning “Robotic Coding”

O Agrupamento de Escolas de Canelas, recebeu uma vez mais, o Selo de Qualidade eTwinning, atribuído ao projeto eTwinning “Robotic Coding”.

Este projeto foi desenvolvido no âmbito do Clube de Programação e Robótica, no ano letivo 20/21, em que as sessões foram exclusivamente online, contou com a participação dos diversos alunos que frequentaram o clube e envolveu várias escolas de vários países: Portugal, Turquia (país fundador) e Bósnia-Herzegovina.

Neste projeto pretendia-se que os alunos entrassem em contacto com a programação de uma forma lúdica, através de experiências a realizar no Scratch, no Tinkercad Circuits e no Open Roberta. Todas estas plataformas foram um pretexto para apresentar aos alunos, diversos desafios ou problemas, que lhes permitissem adquirir conhecimentos de programação e de pensamento computacional e que progressivamente levassem os alunos a ter um papel de produtores/criadores em vez de consumidores, no que à informática/tecnologia diz respeito.

Numa 1ª fase, os alunos utilizaram a linguagem de programação Scratch, que é uma programação por blocos e por objetos e resolveram vários desafios de complexidade crescente. No final deste tema ficou combinado que seria criado um jogo por cada país e que esse jogo estaria relacionado com o Coronavírus.

O acesso integral ao nosso projeto, pode ser feito através da página https://twinspace.etwinning.net/132524/home