Resumo da 23ª sessão do Clube de Programação e Robótica da Escola Secundária de Canelas no Ano Letivo 2021/2022, onde fizemos uma atividade de construção de robôs Lego NXT e sua programação com Open Roberta para criar uma onde mexicana, no âmbito do projeto eTwinning “Code Learning with Robots”.

Projeto eTwinning – Digital Natives are Coding

Os nativos digitais são pessoas que ficam familiarizadas com a tecnologia assim que nascem, ou seja, os ambientes online do século XXI e as novas tecnologias estão no centro das suas vidas.

O objetivo deste projeto é iniciar os nossos alunos, que são nativos digitais, na codificação, para lhes mostrar que os algoritmos estão em todos os aspectos das nossas vidas e ajudá-los a adquirir competências do século XXI, tais como programação, alfabetização em TI, produtividade, resolução de problemas e pensamento crítico, aprendendo a usar várias ferramentas da web 2.0 e criando produtos, reconhecendo que podem escrever os seus próprios jogos.

Mais uma vez, os alunos do Clube de Programação e Robótica aderiram com entusiasmo a este projeto, que conta com a participação de professores e alunos da Espanha, Arménia, Portugal, Bósnia-Herzegovina, França, Lituânia, Polónia, Roménia, Sérvia e Turquia.

 

Projeto eTwinning – Code Learning with Robots

“Code Learning with Robots” é um projeto que visa iniciar os alunos do 2º e 3º ciclos na programação com blocos. Num mundo onde a digitalização está a espalhar-se a todos os níveis, aprender a programar é a nova literacia. A programação ensina a pensar, que é uma competência que todos devem desenvolver, sejam programadores ou não. Com a duração de 1 ano e distribuídas por várias fases, as diferentes tarefas propostas vão mostrar aos alunos das escolas parceiras de vários países da Europa, que o maravilhoso mundo da programação, é acessível a todos.

Os alunos do Clube de Programação e Robótica aderiram com entusiasmo a este projeto, que conta com a participação de professores e alunos da França, Grécia, Portugal e Turquia.