Terminou a fase 2 do Concurso Clubes de Programação e Robótica (CPR), promovido pelo Ministério da Educação, relativo ao ano letivo 2020/2021, com a realização do Evento Nacional Online, onde o nosso clube se fez representar pelos 2 alunos do 7ºE que frequentam o clube. Das 15h00 às 17h00, distribuídos por salas, de acordo com a categoria em que os clubes participaram, foram feitas as apresentações, que tinham como limite de tempo 3 minutos. Mais tarde, já em assembleia, conhecemos a opinião do júri sobre os trabalhos apresentados e quais eram os selecionados para a fase 3 do concurso, que consiste num evento nacional, para entrega de prémios e divulgação do trabalho realizado.
Não fomos um dos 13 clubes selecionados, mas de acordo com as palavras dos responsáveis, estamos de parabéns, pois os trabalhos a concurso, foram todos de muita qualidade.
O trabalho principal desenvolvido no decorrer deste ano letivo, e que foi apresentado neste evento, foi um jogo do tipo arcada, feito em Scratch, criado durante a pandemia, no âmbito das sessões online do Clube de Programação e Robótica do Agrupamento de Escolas de Canelas e também como produto final da participação num projeto eTwinning (Robotic coding) e que deixamos aqui para experimentarem:
Para ver no site do Scratch: https://scratch.mit.edu/projects/508194804/
Instruções:
- Para mover a nave usar as teclas w, a, s e d.
- Para disparar contra os vírus usar a barra de espaço (cada vírus abatido vale 1 ponto).
- Há 3 níveis em que aparecem vírus que destroem a nave e aparece também um bidão de gasolina que desconta 2 pontos.
Professora de Informática na Escola Secundária de Canelas desde 2009.
Coordenadora do Clube de Programação e Robótica.