Mudámos!

O Clube de Programação e Robótica da Escola Secundária de Canelas está de casa nova! É com satisfação que anunciamos a nossa mudança da Sala de Informática para a sala F-2.02, o Laboratório de Educação Digital de Robótica. Este novo espaço, mais moderno e equipado, vai permitir-nos explorar com maior profundidade as possibilidades da programação e da robótica, dando um novo impulso aos nossos projetos.

A mudança foi um esforço conjunto entre alunos, professores e funcionários, que trabalharam lado a lado para transportar e organizar o material necessário. Foi um momento de colaboração e dedicação, que mostrou o espírito de equipa que caracteriza o nosso clube.

E, claro, não podíamos deixar de aproveitar para explorar as atividades que já estão em curso no novo laboratório. Foi uma oportunidade para os alunos se familiarizarem com o espaço e testarem algumas das suas funcionalidades.

Esta mudança para a sala F-2.02 marca uma nova etapa para o Clube de Programação e Robótica, e estamos confiantes de que este ambiente vai inspirar ainda mais criatividade e inovação. O futuro é digital, e estamos prontos para continuar a construir projetos que nos desafiem e entusiasmem.

Fiquem atentos às nossas próximas novidades e, se quiserem conhecer o nosso novo espaço, passem pela sala F-2.02!

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Resumo 16ª sessão

Na 16ª sessão do Clube de Programação e Robótica, os alunos participaram ativamente no projeto eTwinning Code4Kids. A atividade iniciou-se com o login no TwinSpace do projeto, onde os participantes exploraram as páginas disponíveis e comentaram publicações de outros membros, promovendo a interação e troca de ideias no âmbito do trabalho colaborativo internacional.

Posteriormente, os alunos deram continuidade às suas construções, trabalhando na melhoria de projetos previamente iniciados. Demonstraram criatividade e dedicação, ajustando detalhes e otimizando os seus protótipos.

Na etapa final da sessão, os participantes focaram-se na programação, utilizando os robôs NXT da Lego. Programaram, testaram e ajustaram os seus códigos, tanto no simulador como diretamente nos robôs. Esta prática permitiu-lhes observar a aplicação real dos seus programas, consolidando conhecimentos e habilidades técnicas no campo da robótica.

Foi uma sessão produtiva e enriquecedora, onde os alunos desenvolveram competências técnicas, colaborativas e criativas, reforçando a motivação para o desenvolvimento de projetos no âmbito da programação e robótica.

 

Clube de Programação e Robótica: Explora o Desafio das “Instruções Exatas”

Na semana passada, o Clube de Programação e Robótica realizou uma sessão envolvente no âmbito do projeto eTwinning Code4Kids. O ponto alto do encontro foi a exibição do vídeo educativo “Exact Instructions Challenge”, que gerou risos e reflexões entre os jovens programadores.
O vídeo mostra um pai que segue as instruções literais dos filhos para fazer uma sanduíche de manteiga de amendoim e geleia, que resultam em tentativas cómicas e frustradas.
Esta atividade demonstrou de forma divertida a importância de fornecer instruções claras e precisas, um conceito fundamental na programação.
Os alunos debateram a forma como o desafio se relaciona com a programação:
A necessidade de escrever código de forma específica.
A importância de pensar em todos os passos de um processo.
Como os computadores interpretam instruções literalmente.
Após a exibição, os participantes realizaram a sua própria versão do desafio, criando instruções para tarefas simples no simulador da plataforma Open Roberta e compreendendo como pequenos detalhes podem fazer uma grande diferença no resultado final.
Esta sessão do Clube de Programação e Robótica não só divertiu os alunos, como também reforçou conceitos cruciais de lógica e precisão, essenciais para o desenvolvimento de competências em programação e robótica.