Estão abertas as inscrições para o Clube de Programação e Robótica. As sessões iniciam a 03 de Outubro. Todos os alunos do 5º ao 12º ano podem-se inscrever através deste formulário:
Dia do Programador 2024
Hoje celebra-se o Dia do Programador (saber +) e estamos quase a abrir as inscrições.
Fica aqui uma amostra do que podes encontrar nas nossas sessões semanais, que vão acontecer às 5ªs feiras das 13h45 às 15h30.
Síntese atividades CPR
Fica aqui um resumo das principais atividades realizadas nas sessões do Clube de Programação e Robótica da Escola Secundária de Canelas, no ano letivo 23/24, onde se destacam:
- Concurso Codementum – Nesta atividade, os alunos receberam um código do professor para iniciar uma missão de várias etapas em diferentes mapas. A personagem obedece a comandos escritos em linguagem Python e tem de evitar obstáculos e recolher objectos. Há 20 desafios que mobilizam conhecimentos básicos de programação, loops de repetição, variáveis e matrizes.
- Arduino – Nesta atividade, os alunos programaram uma placa Arduino para acender LEDs usando o software mBlock. Puderam ainda perceber como funcionam os circuito elétricos, recorrendo a massa de moldar condutora (colorida) e não condutaora (branca) para criar circuito funcionais.
- Concurso Bebras – Os alunos utilizaram a plataforma Bebras para aceder a vários desafios que visam promover o pensamento computacional e que se destinam a várias idades. O Pensamento Computacional é mais do que programar ou utilizar computadores. É uma forma de pensar, de decompor problemas complexos em partes manejáveis, de reconhecer padrões e desenvolver soluções.
- Construção e programação de robôs com Lego NXT – Nesta atividade, os alunos, para além de construírem um robô utilizando o conjunto Lego Mindstorms 9797, programaram-no utilizando a plataforma em linha Open Roberta. Os desafios variaram consoante os sensores do robô e foram desde evitar obstáculos, inverter a marcha ao tocar num obstáculo, começar a andar ao detetar um som alto, seguir uma linha ou percorrer um labirinto. As construções foram variadas e imaginativas.
- Desafios Code.org – Nesta atividade os alunos escolheram alguns desafios de programação/pensamento computacional, destacando-se o “Programe com a Anna e a Elsa“, “Compute it“, “Um Conto de Minecraft Sobre Duas Vilas“, entre outros.
- Scratch – Utilização da plataforma online de programação Scratch do MIT para a criação de um jogo que envolvia uma nave espacial e asteroides.
- Pixilart – Utilização da plataforma online de criação de art com píxeis por forma a criar personagens para os programas a concretizar no Scratch.