Gamification, superou as nossas expectativas.
Voltamos de Praga com vontade de um jogo de tabuleiro, um Mistermind, um Mindecraft, ou outro, que transforme os momentos mais aborrecidos e difíceis da sala de aula, em desafios a conquistar.
Voltamos com mais respostas para a atitude passiva dos jovens no querer aprender (tantas vezes presente no nosso dia-a-dia!) e que tanto nos desanima.
Voltamos com a certeza que algo mais podemos fazer para cativar e motivar os nossos alunos.
Depois de distinguir Games, Gamefication e Game-based Learning, o curso desenvolveu-se com o jogo e as estratégias de jogo, para aprimorar a aprendizagem e desenvolver o pensamento critico e computacional. Aprendemos a implementar formas diferentes de gamificação, com muita, pouca ou sem tecnologia.
E com habilidade e destreza “gamificamos”!
Foi desafiante!
Queríamos sempre mais!
E acreditamos que transformar uma atividade num jogo, onde o erro é um caminho para aprender, torna-se desafiante para eles (e para nós!). O objetivo de ganhar pontos e obter recompensas para alcançar maiores desafios, pode ser a motivação do Aprender levando a alunos mais ativos, participativos e interessados, desenvolvendo o pensamento crítico, e, consequentemente, mais competentes para toda a vida. O foco deste novo jogo estará no processo (a aprendizagem) e não na avaliação (o vencedor).
Gamification revela-se um caminho com grande potencial para a sala de aula do século XXI.
(Reflexão na viagem de regresso Praga- Porto, 22 de abril de 2023)
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