EU e o OUTRO!

EU e o OUTRO!

O que sinto… o que penso… o que faço…

(turma do 6ºD)

No passado mês de maio, a psicóloga Fernanda Monteiro do Serviço de Psicologia e Orientação e a educadora social Raquel Dias elaboraram um programa breve de intervenção no âmbito da temática do bullying. A acção desenvolveu-se em contexto de sala de aula, ao longo de quatro sessões.

     O programa privilegiou a partilha, a consciencialização e a reflexão individual e em grupo, no sentido de promover e incentivar a mudança de atitude e comportamento dos alunos nas interações sociais, especialmente com os pares.

             Foram propostas e realizadas atividades dinâmicas que solicitaram a partilha de experiências/vivências, de opiniões, de alternativas e de posicionamento em relação a reações compatíveis com a essência do bullying – “Roleta Sinto, Penso, Faço!” e “O que pensam e sentem… os bullies, as vítimas, os espectadores.” (trabalho de grupo).

 A intervenção foi concluída com uma apresentação-resumo do trabalho realizado e que consistiu na clarificação do conceito de bullying, na desmistificação do papel do bullie/ agressor e da vítima, e no enfatizar do papel dos espectadores enquanto elemento fundamental na manutenção ou eliminação do bullying.

            Os alunos, na generalidade, conseguiram compreender e integrar os conceitos, pensamentos e sentimentos associados à situação-problema, no entanto, não podemos assegurar a eficácia de intervenção, na forma de mudança comportamental. Ainda assim, pensamos que, em alguns casos, a iniciativa terá tido algum impacto e poderá constituir-se como impulso de mudança comportamental.

         Na avaliação realizada, 77% dos alunos da turma consideraram a atividade bastante ou muito útil e 100% bastante ou muito satisfatória. Alguns dos alunos partilharam comentários, como “Mudar o horário e deixar mais alunos expressarem-se” e “Esta atividade foi incrível”.

 

                                                                                              Canelas, 11 de junho de 2025

Fernanda Monteiro

Raquel Dias