Competências

Apoio às Redes de Relações da Comunidade Educativa

O serviço promove ações alargadas que pretendem mobilizar os diferentes agentes educativos, entidades e serviços da comunidade para o desenvolvimento das respostas educativas a prestar na Escola. Através de esforços conjuntos, complementares e continuados dos diferentes agentes, procuram-se criar respostas adequadas às necessidades dos alunos, bem como promover ambientes de aprendizagem mais positivos, seguros e saudáveis.

Apoio Psicológico e Psicopedagógico

O serviço desenvolve atividades que procuram promover os domínios académico, socioemocional e comportamental, com vista a um desenvolvimento psicológico harmonioso das crianças e jovens que frequentam as escolas deste agrupamento. Estas atividades envolvem intervenção psicológica e psicopedagógica junto dos alunos, bem como dos pais e encarregados de educação, dos docentes e de outros elementos da comunidade, através de práticas de consulta psicológica, consultoria, colaboração, formação e investigação-ação. O apoio psicopedagógico assume um caráter sobretudo preventivo, podendo incluir intervenções de caráter individual, de grupo ou ações dirigidas a toda a organização escolar.

Apoio ao desenvolvimento vocacional

O serviço promove um conjunto de ações de capacitação dos adolescentes no sentido de identificarem o seu potencial e de mobilizarem os recursos quer pessoais quer da comunidade nas tomadas de decisão, a nível educativo e formativo, e na gestão da trajetória pessoal. Estas atividades são desenvolvidas junto dos alunos, em articulação com os pais e encarregados de educação, os docentes e outros elementos da comunidade.

%d bloggers like this: