O Meu Espaço Digital: Laboratório de Escolhas

Na sequência da Comemoração do dia da Saúde Mental, realizou-se no passado dia 28 de novembro, a iniciativa “O Meu Espaço Digital: Laboratório de Escolhas”, dinamizada pelo Serviço de Psicologia e Orientação do Agrupamento de Escolas de Canelas em parceria com a Delegação Regional Norte da Ordem dos Psicólogos Portugueses (DRN-OPP). A abertura do evento esteve a cargo do Diretor do Agrupamento, Filipe Ferreira, que reforçou a importância de capacitar os jovens para escolhas digitais informadas.

O encontro criou um espaço seguro de reflexão sobre bem-estar digital, hábitos online e responsabilidade no uso das tecnologias, partindo do estudo efetuado o ano letivo passado sobre o comportamento online dos alunos da escola-sede, cabendo à Presidente da Associação de Estudantes a divulgação dos resultados e de considerações referentes ao mesmo.

A psicóloga Magda Lopes, convidada do evento, teve uma intervenção bastante dinâmica e pertinente, transmitindo aos presentes as vivências reais de estudantes e estimulando compromissos concretos para uma presença digital mais equilibrada.

De seguida, abriu-se o Laboratório de Escolhas, com a mesa redonda, moderada pela psicóloga Fernanda Monteiro, e com a participação da psicóloga Magda Lopes, da professora Rosa Pereira, da aluna Bruna Oliveira, representante da Associação de Estudantes, e de Rogério Oliveira, representante da Associação de Pais, que partilharam a sua perspetiva sobre o tema, preocupações e estratégias, tendo, dessa forma, dado o mote e enriquecido o debate. Com base na participação de alunos, docentes, direção e encarregados de educação definiram-se “Compromissos Sustentáveis”, focados em três áreas-chave: Saúde Mental & Emoções, Gestão do Tempo & Rotinas e Responsabilidade Digital & Relações Online.

A sessão foi encerrada pelo Presidente da DRN-OPP, Gaspar Ferreira, que sublinhou a relevância da Psicologia na promoção de bem-estar e cidadania digital.

Questionados sobre a atividade realizada, 79,4% dos alunos avaliaram-na, no que respeita à pertinência da temática e da atividade, como Boa/Bastante Boa/Muito Boa, sendo que apenas um aluno a avaliou com insuficiente (2,6%) os restantes alunos a consideraram suficiente. Em relação à sua utilidade foi classificada como Boa/Bastante Boa/Muito Boa, por 87,2% dos participantes; dois alunos qualificaram a atividade com insuficiente e os restantes com suficiente.

No critério de satisfação, a avaliação recaiu nos parâmetros Boa/Bastante Boa/Muito Boa, com 74,3% das respostas, tendo 20,5% dos alunos indicado o suficiente e dois alunos o insuficiente.

Na apreciação global, a atividade obteve uma clara classificação positiva com 94,9% de respostas.

A relação entre Saúde Mental e o Mundo Digital é um tema central na vida que conhecemos. Assim, encontrar o equilíbrio saudável passa por definir limites, cultivar hábitos digitais conscientes e valorizar momentos longe dos ecrãs.

Cuidar da Saúde Mental no contexto digital é, cada vez mais, uma necessidade essencial!