A Inspiring Future na Escola
Em colaboração com a Coordenação de Diretores de Turma do Ensino Secundário, o Serviço de Psicologia organizou a vinda da Inspiring Future à Escola, no dia 2 de dezembro de 2024. Os alunos de 12º ano participaram em Apresentações sobre o Acesso ao Ensino Superior, de Cursos Superiores e Instituições de Ensino Superior, e ainda em Workshops, de acordo com inscrição prévia.
As psicólogas do Agrupamento agendaram sessões com os alunos em cada turma de 12º ano, antes e após a vinda da Inspiring Future, com o apoio do/a diretor/a de turma, com o objetivo de enquadrar aquela ação nos projetos vocacionais dos alunos.
A Exposição de cursos e instituições de Ensino Superior esteve aberta durante a manhã a turmas do Ensino Secundário, anteriormente inscritas.
A avaliação da atividade por parte dos alunos (N=49), 63.3% do sexo feminino e 36.7% do sexo masculino, revelou que a maioria considerou a ação “muito” (63.3%) ou “bastante” útil (30.6%). A mesma tendência se verificou em relação à satisfação. Assim, os alunos ficaram “muito” (67.3%) ou “bastante” satisfeitos (26.5%) com a ação.
Afirmaram, ainda, que o trabalho desenvolvido permitiu obter informação “importantíssima” sobre o acesso ao Ensino Superior e sobre a candidatura, e melhorar a capacidade de decisão, aumentar “a segurança e a tranquilidade”, “a consciência de como fazer” e “as bases para escolhas mais conscientes e acertadas”. Referiram, ainda, que “ajudou muito”, “gostei muito” e que vieram “excelentes profissionais”.
Para o futuro, os alunos sugeriram mais tempo para os expositores, sessões mais dinâmicas e interativas, com comunicação com os alunos, maior diversidade de cursos na área da Saúde e, importante, a necessidade envolver mais universidades públicas. Referiram também que poderia ter sido importante “virem o dia todo, para mais explicações e informação sobre tipos de profissões e cursos”, ou então “virem à Escola mais vezes”.