Ação formativa “Cresceres e Despertares”

Durante o mês de maio, em estreita colaboração com a educação especial, o Serviço de Psicologia e Orientação dinamizou uma ação formativa/ de sensibilização sobre Adolescência e Sexualidade junto de alunos apoiados por docentes de educação especial. A iniciativa foi concretizada em duas sessões: a primeira centrou-se nas mudanças ocorridas na puberdade e adolescência e nos cuidados com o corpo. Foram abordadas as  mudanças físicas, psicológicas e sociais que ocorrem na puberdade e adolescência e, na sequência desse desenvolvimento, foi destacada a necessidade de se desenvolverem cuidados com o corpo, com a aparência física e de se criarem (novos) hábitos de higiene; na segunda sessão, foram abordados os afetos e a sexualidade, reforçando-se a necessidade de segurança e de confiança no outro, o papel do afeto, respeito e cumplicidade inerentes à intimidade numa relação amorosa/ relação sexual.
Foi salientada a vantagem de aprender a dizer “Não” e de evitar comportamentos de risco. Durante a apresentação, os alunos questionaram bastante e partilharam dúvidas e situações pessoais, que foram respondidas, numa perspetiva de apoio/ajuda. Os adolescentes mostraram interesse e revelaram-se muito envolvidos no processo. A avaliação final foi muito positiva, tendo ido ao encontro da perceção construída durante as sessões, nomeadamente quanto à participação e satisfação manifestadas pelos participantes. Estes consideraram o programa muito pertinente e importante, com conteúdos “muito bons” e com uma apresentação e linguagem adequadas.