Atividade: Sessão formativa “Vamos para o 7º ano”

O Serviço de Psicologia e Orientação e a Coordenação dos Diretores de Turma de 2º e 3º ciclos realizaram uma sessão formativa com pais e encarregados/as de educação dos alunos de 6º ano de escolaridade, alargada aos seus educandos. A organização temática da sessão foi elaborada tendo em consideração as preocupações de pais e encarregados de educação, de alunos, e de diretores de turmas de 6º ano e de 7º ano, expressas nas respostas a questionários no Google Forms, específicos para cada público.
Na sessão, foram partilhadas informações sobre esta transição escolar, as preocupações associadas a esta etapa, propostas de ação a desenvolver pelas famílias e pela escola, currículo escolar e formação de turmas no 7º ano. Na segunda parte do encontro, os pais colocaram questões específicas sobre o 7º ano, formação das turmas e eventuais consequências da escolha da segunda língua estrangeira.
No final, foi solicitada uma avaliação do encontro junto dos pais e encarregados de educação e dos alunos presentes. Os participantes avaliaram o encontro como “muito” e “bastante” útil, ficando satisfeitos com a sua realização. Referiram na generalidade que esclareceram dúvidas sobre escolhas a fazer e como será o 7º ano. Alunos referiram ter levado “dicas para me integrar melhor no 7º ano” e que “deu para conseguir perceber as dificuldades que irei ter e as dificuldades que não irei ter e foi uma sessão incrível com informações muito interessantes”. Encarregados de educação referiram também que “foi uma sessão muito esclarecedora, respondeu às minhas dúvidas. Foi muito positivo conhecer o ponto de vista das profissionais (psicóloga e professoras coordenadoras), mas também dos outros pais” e, ainda, que “gostei muito da sessão e da forma como foi conduzida pelas oradoras”.
Globalmente, encarregados de educação presentes referiram o desejo de “bons horários”, “mais visualização entre os funcionários e os alunos”, “mais atividades para que os alunos estejam mais unidos” e “professores desde o primeiro dia”. Propuseram “fazer mais sessões deste género” e “continuar a dar apoio e informações aos pais e alunos na evolução dos anos”.  Foram dados os “parabéns pelo cuidado nesta transição e acompanhamento dos alunos e pais”.