Comemoração do Dia da Saúde Mental – 2024
O Dia Mundial da Saúde Mental foi comemorado no Agrupamento. O Serviço de Psicologia e Orientação, a Saúde Escolar e o Projeto de Promoção de Educação para a Saúde convidaram os docentes para ações específicas nos seus grupos ou turmas, de acordo com guiões abertos, propostos para os diferentes ciclos.
- O guião proposto aos docentes do Pré-Escolar e do 1º Ciclo incluiu a visualização de um dos vídeos daManifestamente, o seu reconto e reflexão e, no fim, o desenho de memória do vídeo visualizado. Foi ainda referida a possibilidade de visualização dos restantes vídeos, ao longo do ano, seguindo a mesma estratégia.
Os recursos propostos foram os seguintes:
– Animadamente: Cinco episódios – https://www.youtube.com/playlist?list=PLSH5F4SMaAafx2LAjBYD8KGaxX2r1yJqT
– A Saúde Mental explicada às crianças- Sinto-me –sinto.me: https://eusinto.me/programa-online-eu-sinto-me/programa-online-eu-sinto-me-criancas/
- Para os 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário, o guião apresentado teve na sua base: (1)As 12 Recomendações do MECIsobre o uso de telemóveis na escola, e (2) O tema do Parlamento Jovem, para o Ensino Secundário – Novas Tecnologias I Oportunidades e desafios para os Jovens. Deste modo, o guião para estes ciclos de ensino incidiu sobre a Tecnologia e Saúde Psicológica, com proposta das ações seguintes: (1) Administração aos alunos de Questionário sobre Comportamento Online; (2) Debate em aula sobre o Uso do Telemóvel na Escola, com vista à promoção de um ambiente escolar seguro e saudável; (3) Registo escrito, pelos alunos, sobre o Usos de Telemóveis na Escola, com (i) forças e oportunidades do seu uso; (ii) fragilidades e desafios; (iii) e, pelo menos uma solução para um dos desafios referidos.
Os recursos sugeridos foram:
– Portal – sinto.me – https://eusinto.me/
– Geração Cordão – https://www.geracaocordao.net/projeto
- Aos pais, docentes e não docentes do Agrupamento, foi proposta a visualização de imagens e ações de Autocuidado, conforme: https://eusinto.me/materiais-de-divulgacao/
Alunos e docentes foram convidados a avaliar as ações desenvolvidas.
Os alunos (N=123) dos 2º e 3º ciclos e do Ensino Secundário mostraram-se, na sua maioria (72.4%), muito (30.1%) e bastante (42.3%) satisfeitos com as ações desenvolvidas com os seus professores. No que respeita à utilidade, a avaliação foi semelhante. Os alunos consideraram as ações muito (30.9%) e bastante (41.5%) úteis. Por sua vez, os docentes, dos vários ciclos de educação e ensino (N=36), avaliaram as ações com os seus alunos. A maioria (86%) considerou-se bastante (50%) ou muito (36.1%) satisfeito. Quanto à utilidade das atividades, os docentes avaliaram as ações como sendo bastante (47.2%) ou muito úteis (38.8%) para os alunos.
Os alunos consideraram positivo o “debate”, “ser uma aula diferente, tar em grupo”, “poder dar cada um a sua opinião e compreender mais sobre o assunto”, “um abre os olhos para muitos de nós (alunos)”, “antes fazíamos sem atenção agora sabemos que não podemos fazer”, “chegamos à conclusão de que não podemos tirar fotos das pessoas sem permissão”, “passar menos tempo no telemóvel, focar noutras coisas, convivermos mais”. Como sugestões de melhoria, os alunos referiram que gostariam de conversar mais sobre o assunto, ter mais atividades interativas, e participativas, com a escola toda, haver mais psicólogos e funcionários na escola. Foi ainda referido que “as pessoas vêem o telemóvel como mau e como a saúde mental não tem que ver com o telemóvel, o tema devia ser outro”, e ainda que “os alunos deviam poder estar com os telefones para ganharem responsabilidade”.
Os docentes referiram que a atividade constituiu um espaço em aula, que reforçou a discussão de ideias, a reflexão e o debate, a partir da perspetiva dos alunos e seus contributos. Constituiu também um alerta para o uso indevido das tecnologias, reforçando o autoconhecimento, a assertividade e o espírito crítico nos alunos. Permitiu ainda tomar consciência de soluções. Como aspetos a melhorar futuramente, os docentes sugeriram “eventos juntando grupos/turma”, “palestras” a desenvolver com “convidados externos cativantes”, “por profissionais de saúde (médicos e/ou psicólogos), eventualmente alargadas aos encarregados de educação”. Foi solicitada a disponibilização de “materiais audiovisuais e interativos adequados ao nível de desenvolvimento dos alunos”, inserindo “as ações propostas em disciplinas com o assunto no programa”. “Foi proposto que as aulas de Cidadania ou Assembleias de Turma fossem semanais, para debate deste e outros temas”, e ainda, “abrir mais tempos letivos a momentos de reflexão e partilha”.