Cuidar da Mente é Cuidar de Nós
No dia 10 de outubro assinala-se o Dia Mundial da Saúde Mental, uma data internacional dedicada à educação, sensibilização e promoção neste âmbito, bem como à luta contra o estigma associado à doença mental.
Celebrar este dia é reconhecer que a saúde mental é parte integrante da saúde global, influenciando o modo como pensamos, sentimos e agimos. Promover o bem-estar emocional desde cedo é essencial para o desenvolvimento equilibrado das crianças e jovens, permitindo-lhes lidar com os desafios do quotidiano, manter relações saudáveis e contribuir positivamente para a comunidade.
Neste sentido, o Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) do Agrupamento de Escolas de Canelas associou-se, mais uma vez, à comemoração desta data, propondo um conjunto de atividades adaptadas aos diferentes níveis de ensino, com o objetivo de sensibilizar toda a comunidade educativa para a importância da saúde mental, no dia a dia.
Assim, as crianças da educação pré-escolar e do 1.º ciclo foram convidadas a visualizar vídeos da plataforma Manifestamente ao longo da semana, para posteriormente recontarem a história e expressaram as suas ideias através do desenho, estimulando a reflexão sobre as emoções e comportamentos apresentados. Esta abordagem permite trabalhar o reconhecimento emocional, a empatia e a valorização da expressão emocional positiva, pilares fundamentais da saúde mental desde a infância.
No 2.º e 3.º ciclo, os alunos foram convidados a refletir sobre o significado da Saúde Mental. Como forma simbólica de expressão coletiva, cada turma decorou a porta da sua sala de aula, partilhando ideias, frases, desenhos e reflexões alusivas ao tema, promovendo uma mensagem visual de consciencialização e esperança. O grupo de interVisões fotografou os trabalhos expostos, tendo também elaborado o vídeo que acompanha esta notícia.
A proposta apresentada aos alunos do ensino secundário considerou a reflexão crítica centrada na promoção de estratégias de autorregulação e prevenção e no debate de temas como os sinais de risco emocional, os recursos de apoio disponíveis e as formas de promover a saúde mental. Os alunos foram desafiados a elaborar um texto ou outra forma de expressão sobre o tema em discussão. Os trabalhos realizados encontram-se disponíveis no Blog do SPO.
Com esta iniciativa, o Agrupamento de Escolas de Canelas reforça o seu compromisso na promoção do bem-estar psicológico, na educação emocional e na valorização da saúde mental como parte essencial da vida escolar e comunitária.
Os alunos foram convidados a avaliar a atividade, tendo-se registado 196 respostas. Desse universo, 86,6% dos alunos consideraram a iniciativa pertinente/muito pertinente e útil/muito útil, sendo que em relação ao grau de satisfação, esta foi avaliada, por 82,6% dos alunos como boa ou muito boa. Por fim, os participantes tiveram a oportunidade para tecerem considerações e fazerem sugestões. Aqui ficam a partilhas mais comuns e significativas: “Foi top”; “Foi muito bom fazer o trabalho da saúde mental, assim aprendemos a preservar a nossa mente.”; “Atividade muito criativa.”; “Foi bastante bom e também ajudou me a perceber que não sou a única que tem medos.”; “Os meus alunos gostaram bastante dos vídeos sobre a saúde mental explicada às crianças. Os desenhos animados “Animadamente” são interessantes.”; “Foi fixe e bastante reflexiva.”; “Eu gostei muito da atividade e podem vir muitas e muitas.”; “Foi bom falar sobre a saúde mental.”; Eu acho que nos devemos sempre cuidar da nossa saúde mental, pois ela é essencial para a nossa vida.”; “Continuar com este tipo de iniciativa.”
O SPO acredita que falar sobre saúde mental é um passo fundamental para prevenir o sofrimento, fortalecer relações e construir uma escola mais empática e saudável para todos.

Professora de Informática na Escola Secundária de Canelas desde 2009.
Coordenadora do Clube de Programação e Robótica.

