Estudar com Estilo 5!
Uma psicóloga do Serviço de Psicologia e Orientação e a educadora social do Agrupamento dinamizaram em formato universal, junto dos alunos das turmas do 5º ano de escolaridade (N=8), o programa ESTUDAR com ESTILO 5! – um programa de autorregulação do estudo.
A implementação do programa procurou responder à dificuldade dos alunos em autorregular o seu estudo, procurando promover nestes a assimilação e integração de novos conceitos e práticas, de forma a desenvolver e consolidar hábitos e competências de estudo. O programa abordou processos de aprendizagem e de estudo – condições pessoais, condições ambientais do estudo e organização e técnicas de estudo, fatores essenciais para o sucesso escolar dos alunos. Na última sessão foi entregue ao representante da turma um CERTIFICADO de PARTICIPAÇÃO.
Analisadas as respostas dos alunos, antes e após a implementação do programa, verificou-se evolução nos seus conhecimentos sobre hábitos de estudo, o que permite considerar que o programa terá tido impacto positivo junto dos alunos.
A implementação do programa procurou responder à dificuldade dos alunos em autorregular o seu estudo, procurando promover nestes a assimilação e integração de novos conceitos e práticas, de forma a desenvolver e consolidar hábitos e competências de estudo. O programa abordou processos de aprendizagem e de estudo – condições pessoais, condições ambientais do estudo e organização e técnicas de estudo, fatores essenciais para o sucesso escolar dos alunos. Na última sessão foi entregue ao representante da turma um CERTIFICADO de PARTICIPAÇÃO.
Analisadas as respostas dos alunos, antes e após a implementação do programa, verificou-se evolução nos seus conhecimentos sobre hábitos de estudo, o que permite considerar que o programa terá tido impacto positivo junto dos alunos.
Em relação aos temas abordados na dinamização do Estudar com Estilo 5!, os alunos referiram que: “aprendi como estudar”, a “fazer um plano de estudo”, “estar com atenção”, “saber como estudar, sem fazer maratonas, eu gostei e ajudou-me muito”, “aprender técnicas de estudo”, “construir um horário de estudo e gostar de todas as disciplinas”, “aprendi a estudar de uma forma saudável e mais eficaz”. Na generalidade, os alunos avaliaram o programa com a classificação de Muito Bom (87,5% das turmas), sendo que apenas numa turma a maioria dos alunos o classificou com Bom.