Missão: Emprego!

O Serviço de Psicologia e Orientação dinamizou o programa de transição para vida ativa – Missão: EMPREGO!, junto dos alunos da turma do 12ºE, do Curso Profissional de Informática-Sistemas.

Para além do apoio no desenvolvimento de um projeto de formação (orientação vocacional visando a continuidade da formação académica), o programa Missão: EMPREGO! focou-se, também,  no desenvolvimento de competências essenciais a uma transição eficiente e capacitada para o mercado de trabalho. Nesse sentido, ao longo das sessões foram abordados temas como fontes de informação, o curriculum vitae, a candidatura espontânea, a resposta a oferta de emprego, a entrevista, o pitch, salientando, em todas as situações a relevância das soft skills.

Numa abordagem dinâmica e apelativa à participação e envolvimento dos alunos, a iniciativa teve por objetivos i) promover comportamentos de iniciativa e o desenvolvimento de competências de procura ativa de emprego, ii) sensibilizar para a importância da atitude e comportamento no mundo do trabalho e iii) sensibilizar para o desenvolvimento de competências pessoais.

A construção do programa privilegiou a participação dos alunos na implementação do através da partilha de experiências e opiniões, da realização de trabalho prático, de simulações/role-playing e de visualização e análisede vídeos alusivos e ilustrativos dos temas tratados. O programa foi desenvolvido ao longo de três sessões entre janeiro e fevereiro, contando com a colaboração de docentes da turma, nomeadamente na concretização de algumas atividades propostas no decurso do programa.

No final foi disponibilizado aos alunos um folheto, contendo a informação mais relevante no processo de transição, assim como um certificado de participação.

O programa foi avaliado pelos alunos, nas dimensões da utilidade, satisfação e apreciação global, com valores de 71,4%, 78,5% e 92,8% respetivamente, que correspondem às classificações de Bom/muito bom, sendo significativo referir que todas as respostas foram positivas. 

Canelas, 18 de Fevereiro de 2025

A Psicóloga

Maria Fernanda Monteiro