Programa de “Desenvolvimento Vocacional e de Carreira: Transição” – Turma CEF/ 2º ano

O Serviço de Psicologia e Orientação planeou e dinamizou o programa “Desenvolvimento Vocacional e de Carreira: Transição”, dirigido aos alunos do Curso de Educação e Formação (CEF) de Empregado de Mesa/Bar – 2º ano.
O programa teve por objetivos i) Promover nos alunos a construção de um percurso de vida ajustado às suas opções vocacionais; ii) Preparar os alunos para o estágio e/ou mercado de trabalho; iii) Desenvolver comportamentos de iniciativa/proatividade e competências de procura de emprego; e, iv) Sensibilizar os alunos para a importância da atitude e comportamento no mundo do trabalho, focando a promoção de competências sociais.
O trabalho efetuado desenrolou-se ao longo de 3 sessões, de 100 minutos cada, na maioria das vezes na presença e participação do diretor de turma e da diretora de curso. A primeira sessão centrou-se na construção do percurso escolar/formativo dos alunos, com a exploração de interesses e expectativas, a disponibilização de informação sobre a oferta formativa em função do perfil dos alunos, a cristalização dos seus interesses e a tomada de decisão. Nas restantes, o enfoque foi direcionado para a transição para o mercado de trabalho, nomeadamente para a procura de emprego, salientando-se a elaboração do Curriculum Vitae (CV), a resposta a anúncio de emprego, a elaboração de carta de apresentação, a simulação de entrevista e, por fim, orientações do atendimento ao público, como as temáticas que mereceram maior aprofundamento.
As sessões tiveram como suporte uma apresentação em Powerpoint, mas também, trabalho em grupo, role-playing e a visualização de pequenos vídeos, com análise e discussão de situações concretas.
A avaliação do programa foi realizada com o recurso a um formulário anónimo e, não obstante as especificidades da turma, a avaliação do programa foi positiva, entre Razoável e Muito Bom.