Parar para LER!

A semana de 11 a 15 de março é a Semana da Leitura! Para celebrar a leitura, o livro e o leitor, a Biblioteca Escolar promove a atividade “Parar para Ler” com a finalidade de festejar a leitura como ato comunicativo, diálogo entre as artes, as humanidades e as ciências, espaço de encontro, criativo e colaborativo.

A realização desta iniciativa foi recomendada a todas as escolas pelo Plano Nacional de Leitura e pretende-se que todo o Agrupamento de Escolas de Canelas pare, simbolicamente, para ler.

Esta atividade decorrerá da próxima 5ª feira, dia 14, no primeiro tempo da manhã, na Escola Secundária de Canelas, entre as 8:15h. e as 8: 30 horas, proporcionando um momento de leitura individual aos alunos, com base nos textos literários que encontrará na sala de aula, na respetiva secretária.

Agradecemos desde já a colaboração de todos neste enorme desígnio educativo que é a leitura.

Viva o livro e leitura!

FEIRA DO LIVRO USADO

A Biblioteca Escolar vai promover de 11 de março a 5 de abril, nas suas instalações, a atividade “FEIRA DO LIVRO USADO”. Esta atividade tem como propósito promover o interesse pela leitura e pelo livro, podendo ainda dar um contributo importante para a aquisição de novos livros para o acervo da biblioteca.

Apela-se à participação de todos os Pais/Encarregados de Educação, docentes e não docentes nesta atividade, através da oferta de um ou mais livros que por qualquer motivo possam dispensar, os quais serão posteriormente colocados à venda a um preço simbólico. Os livros a oferecer devem ser entregues no balcão da biblioteca ou no PBX até ao próximo dia 15 de março.

Não se realizando a venda em apreço, os livros passarão a integrar o fundo documental da biblioteca escolar ou reservados para iniciativas equivalentes. As receitas obtidas na iniciativa serão inscritas no orçamento da escola e consignadas para a aquisição futura de livros.

A Biblioteca Escolar agradece a sua melhor colaboração. Boas leituras!

Excelente participação no concurso nacional de leitura

A Biblioteca Municipal de Gaia recebeu sexta-feira, dia 22 de fevereiro, a 2ª fase municipal da 13ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL), que contou com a honrosa participação de seis alunos da EBS de Canelas. O Daniel Mesquita (1º Ciclo), a Beatriz Duro e a Sofia Barbosa (2º Ciclo), a Beatriz Silva e a Catarina Teixeira (3º Ciclo) e a Raquel Ribeiro (Ensino Secundário) foram os representantes da nossa escola e demonstraram a razão pela qual chegaram a esta prova do CNL. São alunos com o gosto pela leitura, com capacidade de argumentação, inteligentes e educados, pelo que foi para mim, que os acompanhei das 9 às 18 horas, um enorme prazer ter podido conviver com eles ao longo desta jornada.

Depois da fase escolar, que incluiu a seleção dos referidos alunos para esta fase intermunicipal de Gaia, os nossos seis alunos participaram numa prova escrita seletiva. Os resultados foram excelentes, face ao elevado número de alunos e escolas representadas,  pois conseguimos a passagem de dois alunos à 2ª prova, esta assente na leitura em voz alta de um excerto  e na argumentação, que teve como base a leitura prévia de uma obra de acordo com o nível de ensino. As alunas Sofia Barbosa e Beatriz Silva tiveram um prestação notável: ambas com uma boa leitura e com forte capacidade de argumentação perante o júri de três elementos e a assistência que enchia o auditório da biblioteca municipal Almeida Garrett.

No final da provas, após um momento cultural de poesia, o júri comunicou os resultados e neste leque restrito que compunha os  participantes selecionados à 2ª fase (cinco por cada nível de ensino), a Sofia Barbosa do 6º A, foi uma das três alunas das escolas de Gaia selecionadas para uma nova fase, a distrital, que se realizará no Porto. É um orgulho para a nossa escola ter alunos desta qualidade. Todos os seis participantes, sem exceção, estão de parabéns! Um palavra de apreço também aos professores destes alunos e aos respetivos pais pelo suporte educativo.
Recorde-se que o objetivo central do CNL é estimular os hábitos de leitura e pôr à prova as competências de expressão escrita e oral dos vários níveis de ensino.

Sessão literária com a escritora Lídia Valadares

Este slideshow necessita de JavaScript.

Recebemos ontem a escritora Lidia Valadares na biblioteca escolar, onde foram dinamizadas duas sessões com a autora do livro “Zara e Pirata dos Açores”. As turmas do 5º H, 6º A, C e F e 7º E tiveram oportunidade de ouvir a escritora falar do seu livro e do seu gosto pelos cães, protagonistas dessa história, e ainda de colocarem questões pertinentes sobre o livro.

A escritora mostrou-se muito próxima dos alunos, contribuindo dessa forma para o sucesso dessa sessão de promoção da leitura. Um agradecimento muito especial à escritora Lídia Valadares pela sua disponibilidade em se ter deslocado à nossa escola.

Ficam aqui expressas as impressões registadas pelos alunos do 6º F.

. Simpática. Interagiu muito connosco e nós fizemos-lhe muitas perguntas.

. Muito amigável. Respondeu-nos sempre muito delicadamente.

. Gostei imenso do encontro com a escritora. É bonita, simpática e divertida. Esclareceu-nos as dúvidas sobre o livro Zara e Pirata dos Açores.

. Leu-nos o episódio do Pirilampo, foi muito divertido!

. Foi fantástica e muito interessante. Espero que nos volte a visitar.

. Fiquei encantada quando a vi. Agora estou curiosa e com imensa vontade de ler o seu livro.

. Muito criativa e inspiradora.

. Tem bom raciocínio para criar histórias e fazer livros.

Dia da Internet Segura

No âmbito das celebrações do Dia da Internet mais Segura, iniciativa Europeia que se comemora em Portugal e se alarga a todo o mês de fevereiro, a Biblioteca promoveu formação para alunos do 1º Ciclo sobre o tema “Internet Segura”.

Tendo em conta a idade das crianças envolvidas nesta iniciativa, foi preparada uma atividade apelativa, centrada em vários videos da Programa SeguraNet, procurando captar o interesse e a motivação dos alunos para esta temática, e ao mesmo tempo, conferir uma natureza mais lúdica à iniciativa.

Agradecemos ao Centro e Competência TIC da Universidade de Aveiro, do Programa SeguraNet, e em particular à Drª Maria José Loureiro a sua vinda à nossa escola.