Atividade “Storytelling”

Por iniciativa do grupo de Inglês do 2º Ciclo, teve lugar na passada quinta feira, na biblioteca escolar, uma atividade de storytellling, dinamizada pela luso-canadiana Anabel Reis Alves.

A atividade teve por base o clássico da literatura infantil “Green Eggs and Ham”, do autor Dr. Seus. Sam-I-am, que é o protagonista desta história e que tenta convencer Joey a experimentar ovos e presunto verdes. Para isso, usa a frase: “Do you like green eggs and ham?”.

A atividade foi muito interativa e do interesse dos alunos que se deixaram conduzir pela contadora da história, participando ativamente nas atividades que lhes foram propostas.

Dia dos Direitos Humanos (10 de dezembro)

A biblioteca escolar e os grupos disciplinares de História e Geografia de Portugal  e de Filosofia assinalam conjuntamente o Dia dos Direitos Humanos (10 de dezembro), na próxima segunda-feira, com uma iniciativa destinada aos alunos de 6º ano.

O docente Paulo Paiva e os alunos do 12º C dinamizarão no pequeno auditório da biblioteca, pelas 10: 20 horas, uma sessão evocativa dos 70 anos da proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) e os 40 anos da adesão de Portugal à Convenção Europeia dos Direitos Humanos.

Será ainda iniciada uma campanha de recolha de assinaturas em prol das petições da Amnistia Internacional.

Feira do Livro

Decorre até ao próximo dia 14 de dezembro, a Feira do Livro da EBS de Canelas, na biblioteca escolar, podendo ser visitada entre as 8:15 e as 17:30 horas.

Convidamos toda a comunidade educativa a visitar a nossa feira, onde poderá encontrar livros com desconto e a prenda ideal para oferta neste Natal.

Boas leituras!

Sessão literária com a escritora Cristina Carvalho

É já no próximo dia 26, segunda-feira, que vamos receber na nossa escola a escritora Cristina Carvalho, autora da obra “O gato de Uppsala”.

Cristina Carvalho nasceu em Lisboa, a 10 de novembro de 1949 e é filha da escritora Natália Nunes e do professor e poeta Rómulo de Carvalho, António Gedeão. Alguns dos seus romances estão integrados no Plano Nacional de Leitura. Com a obra “O Olhar e a Alma, romance de Modigliani”, obteve o Prémio SPA/RTP 2016.

Durante a sua atividade profissional, contactou com milhares de pessoas e visitou inúmeros países sendo a Escandinávia e o Oeste português as regiões que mais ama e que mais influência exercem sobre a sua personalidade e a sua escrita.
Publicou nomeadamente: Até já não é adeus, Momentos misericordiosos, Ana de Londres, Estranhos casos de amor, O gato de Uppsala e Nocturno – O romance de Chopin. Em 2011, a Sextante publicou também Lusco-fusco.
O seu romance O Olhar e a Alma venceu o Prémio Autores 2016 para o Melhor Livro de Ficção Narrativa. Este mês publicou o romance biográfico “A Saga de Selma Lagerlöf” e, sobre o mesmo, afirma que “foi escrito em golfadas, em horas imprecisas do dia ou da noite; não obedeceu a nenhuma rotina disciplinada. Como em todos os actos de paixão, fui sobrevivendo em equilíbrios improváveis. Conheci regiões que jamais imaginei conhecer, reconheci a vida desta pessoa, imaginei-a com a possível intimidade. Julguei, muitas vezes, ouvi-la. O conhecimento dessa vida foi como o silvo das auroras boreais ou como o zurzir do relâmpago na noite profunda.»

A biblioteca agradece aos alunos e professores a sua prestimosa colaboração e todo o trabalho dedicado e criativo na preparação da visita da escritora.

 

Projeto eTwinning desenvolvido com a BE galardoado com “Prémio Nacional eTwinning 2018”

O projeto “Da minha casa para o mundo” desenvolvido pelos alunos da turma do 5º A no ano letivo transato, no âmbito do projeto “eTwinning”, foi distinguido com o “Prémio Nacional eTwinning 2018”, vencendo na categoria do 2º Ciclo.

O projeto assentou na perspetivação da casa como um espaço que reflete a cultura dos seus habitantes, as suas tradições e história de um povo. Foi nosso intuito potenciar um vínculo afetivo ao edifício no qual habita a família, a “casa”, promovendo um misto de conhecimento do lugar em que vivemos e de descoberta da história familiar que afeta  esse espaço. A escola foi igualmente encarada como uma segunda casa, espaço de formação, afetos, inclusão e cidadania. Outro dos seus objetivos foi partilhar elementos comuns e distintos, tradicionais das nossas casas típicas de Espanha e Portugal, envolvendo a escola parceira de Lugo, Galiza.

O projeto teve igualmente uma forte vertente de integração curricular, tendo participado a disciplina de Inglês (Paula Aires), História e Geografia de Portugal (Augusto Oliveira), Educação Tecnológica (Paula Gomes), tendo grande parte do trabalho sido realizado pelos alunos na biblioteca escolar, contado com o apoio do professor Manuel João Pinto. Desenvolveu-se ainda uma articulação com os alunos do projeto “Sim, somos capazes”, sob a orientação do professor Luís Baião, visando a promoção de uma  escola ainda mais inclusiva.

Este projeto fora já em setembro galardoado pela Agência Nacional com o “Prémio Selo Nacional” e o “Prémio Selo Europeu”, destinado a projetos europeus colaborativos. Os Selos de Qualidade eTwinning são concedidos a escolas com excelentes projetos eTwinning, o que significa que o projeto atingiu um determinado padrão a nível nacional e europeu em inovação pedagógica, integração curricular, comunicação e colaboração entre escolas parceiras e utilização das tecnologias.

A cerimónia de entrega do “Prémio Nacional eTwinning 2018” decorrerá em Lisboa, no dia 23 de novembro de 2018, entre as 11h e as 17 horas e 30 minutos, onde estará representada a nossa escola com cinco alunos, os quais serão responsáveis pela mostra de um pequeno vídeo com algumas das atividades desenvolvidas e pela apresentação do projeto.

Um agradecimento a todos que colaboraram e participaram no projeto, não esquecendo os pais e encarregados de educação que, ao longo do mesmo, deram sempre o suporte necessário.

O coordenador do projeto

Augusto Oliveira