Dia da Internet Segura

No âmbito das celebrações do Dia da Internet mais Segura, iniciativa Europeia que se comemora em Portugal e se alarga a todo o mês de fevereiro, a Biblioteca promoveu formação para alunos do 1º Ciclo sobre o tema “Internet Segura”.

Tendo em conta a idade das crianças envolvidas nesta iniciativa, foi preparada uma atividade apelativa, centrada em vários videos da Programa SeguraNet, procurando captar o interesse e a motivação dos alunos para esta temática, e ao mesmo tempo, conferir uma natureza mais lúdica à iniciativa.

Agradecemos ao Centro e Competência TIC da Universidade de Aveiro, do Programa SeguraNet, e em particular à Drª Maria José Loureiro a sua vinda à nossa escola.

PPES e BE assinalam dia da prevenção do cancro

Para comemoração desta data, o PPES em parceria com a Biblioteca da escola, convidou a Dra. Carolina Oliveira para dinamizar a palestra “Informar para prevenir”, dirigida a alunos do 9º ano de escolaridade.

Em paralelo, decorreu uma exposição de livros e visionamento de filmes/documentários sobre a temática das doenças oncológicas e o seu impacto biopsicossocial.

Escritora Cristina Carvalho na EBS de Canelas

A escritora Cristina de Carvalho esteve na nossa escola, numa sessão literária dinamizada por quatro turmas (6º A e C, 7º D e 8º A) e respetivos docentes de Português, centrada no seu livro “O gato de Uppsala”, em articulação com a biblioteca escolar.

Esta atividade procurou celebrar a leitura como ato comunicativo, de liberdade e de criação, um espaço de encontro, criativo e inclusivo. A promoção da leitura saiu deste encontro literário certamente reforçada.

Os alunos apresentaram recriações da obra, da poesia à dramatização, a que se juntaram a música e a arte, com a exposição de diversos trabalhos dos alunos muito apreciados pela autora. As intervenções de todos os alunos foram extraordinárias, deixando a escritora visivelmente comovida e encantada com as atividades promovidas.

Cristina de Carvalho, filha do professor e poeta Rómulo Carvalho (António Gedeão), é uma autora com uma vasta obra: 18 livros já publicados, dos quais oito têm a chancela de qualidade do Plano Nacional de Leitura. A sua obra está traduzida em inglês, francês e italiano e foi publicada pela Editora Sextante/Porto Editora, Planeta Manuscrito, Relógio de Água e Edições Parsifal.

Com a sua obra “Olhar e a Alma, romance de Modigliani”, obteve o Prémio Sociedade Portuguesa de Autores / RTP em 2016 e nas palavras de agradecimento que proferiu por essa distinção, dedicou também o prémio a todos os professores e alunos de todas as escolas que percorreu em Portugal e no estrangeiro.

Agradecemos a todos a colaboração com a biblioteca escolar na preparação deste evento.

Concurso de poesia interescolas de Gaia 2019

Os agrupamentos e as escolas públicas do concelho de Gaia, em parceria com a Biblioteca Municipal, promovem um concurso de Poesia para a comunidade educativa (alunos do Pré-Escolar, Ensino Básico e Secundário, Docentes, Encarregados de Educação, Técnicos e Assistentes Operacionais e antigos alunos). O concurso decorre até 15 de março e os trabalhos devem ser entregues na biblioteca escolar da EBS de Canelas até à referida data, em papel e em formato digital.
O tema é livre e a entrega dos trabalhos ao júri da biblioteca municipal é feita pelo professor bibliotecário que se responsabilizará pela integridade e logística do respectivo concurso, zelando pela criação de um júri interno para a seleção do melhor poema por categoria. O júri será formado com os elementos que integram a equipa da biblioteca escolar.
Para consulta das informações relativas o concurso de poesia interescolas, poderão consultar o respectivo regulamento.

Novidades literárias na BE (56 livros)!

A biblioteca dispõe já no seu fundo documental novos livros adquiridos recentemente e destinados a todos os níveis de ensino, prontos para serem requisitados.

Boas leituras!