Os alunos do 6.ºC e D depois de visitarem o memorial do Holocausto, foram convidados a resumir o que sentiram… 6.ºC Depois da visita ao memorial do Holocausto, sempre sentirei uma dor inesquecível. Maria Pereira A memória de um sofrimento que nunca deverá ser esquecido. Leonor Pereira Uma ferida na História que nunca mais vai ser curada. Diana Martins O medo e a tristeza das vítimas do Holocausto nunca serão esquecidos. Ana Carolina A reflexão que fizemos foi para sentirmos o…
Read More27 de janeiro – Dia da Memória das vítimas do Holocausto
Na sequência do Domínio de Autonomia Curricular– Dia da Memória – Holocausto e os “Novos Holocaustos” – 27 de janeiro, desenvolvido nas disciplinas de Português, HGP e EV, os alunos depois de uma chuva de ideias, elaboraram textos de opinião sobre o tema. O resultado final foi um texto coletivo. Os mesmos foram lidos por um grupo de alunos, do 6.ºC e do 6.ºD na rádio escolar, no intervalo da manhã para assinalar o dia 27 de janeiro. Recordar o Holocausto e os genocídios é muito importante, neste…
Read MoreProjeto “Palavras Para Que Te Quero”
No âmbito do nosso entusiasmante projeto “Palavras Para Que Te Quero”, os alunos embarcaram numa nova viagem pelo rico e fascinante património linguístico da nossa língua! Desta vez, o desafio foi explorar a expressão popular “estar com a corda toda”. Sabias que esta expressão tem origem nos brinquedos antigos? Aqueles que precisavam de “dar corda” para se movimentarem – bastava girar molas ou elásticos, e lá iam eles, cheios de energia e movimento. Assim, “estar com a corda toda” passou a ser sinónimo de estar cheio de vitalidade, pronto para tudo!…
Read MoreCiclo de trabalhos dedicados a Fernando Pessoa, um dos grandes intérpretes da humanidade!
sobre Ricardo Reis, «Um estrangeiro no mundo» O POETA… «Breve é a mágoa, Que inda que dor, é vida.» «Que vale o César que serias? Goza Bastar-te o pouco que és.» «Abdica, e sê Rei só de ti.» «Igual é o fado, quer o procuremos, Quer o esperemos.» «Segue o teu destino, rega as tuas plantas, ama as tuas rosas. O resto é a sombra de árvores alheias.» NÓS… …
Read MoreProjeto “Palavras Para Que Te Quero”
Descobrir o Património Linguístico e Cultural Português As turmas C, D, F e G do 5.º ano estão a participar no projeto “Palavras Para Que Te Quero”, uma iniciativa que tem como objetivo promover a riqueza e a importância da utilização de expressões idiomáticas e provérbios na comunicação quotidiana. Este projeto evidencia a relevância destas manifestações da literatura tradicional, oral e popular como uma forma de acesso ao vasto património linguístico e cultural português. Através desta abordagem, os alunos são convidados a explorar as raízes culturais da língua portuguesa, percebendo como estas…
Read More