Missão

Enquanto estrutura pedagógica da Escola Básica e Secundária de Canelas, a Biblioteca tem por missão apoiar o processo de ensino e aprendizagem, promover a leitura, a literacia da informação e o gosto pela frequência de bibliotecas ao longo da vida, a fim de formar pensadores críticos, cidadãos responsáveis, utilizadores efectivos da informação, com capacidades de aprendizagem autónoma ao longo da vida, numa busca constante da excelência dos serviços e recursos que oferece. Para isso disponibiliza para toda a comunidade escolar e educativa acesso físico e virtual à informação e a um conjunto de serviços, com base na igualdade e liberdade de acesso.

Pretendemos ser uma Biblioteca Escolar de referência na Rede de Bibliotecas Escolares, aberta às orientações concelhias, nacionais e internacionais e à colaboração em rede, numa busca contínua da excelência dos serviços e da coleção, acessíveis equitativa e livremente, potenciando os valores e o perfil do aluno expressos no Projecto Educativo da Escola.

Biblioteca

A Biblioteca Escolar é um núcleo de organização pedagógica da Escola e deve ser entendida como um centro de recursos vocacionado para as atividades culturais e para a informação, destinado, prioritariamente, aos alunos, professores e funcionários da Escola Básica Secundária de Canelas e, em condições específicas, a outros elementos da comunidade.

OBJETIVOS

1. Apoiar e promover os objetivos educativos definidos de acordo com a missão, as finalidades e o curriculum da Escola.

2. Desenvolver a literacia, estimulando na comunidade escolar o prazer de ler e de utilizar bibliotecas ao longo da vida, promovendo o interesse pela cultura regional, nacional e universal.

3. Desenvolver nos alunos competências e hábitos de trabalho baseados na consulta, tratamento e produção de informação.

4. Providenciar acesso aos recursos locais, regionais, nacionais e globais que permita confrontar os alunos com opiniões e ideias diferentes das suas.

5. Organizar atividades que favoreçam a consciencialização para questões de ordem social e cultural diversificadas.

6. Apoiar os professores na planificação e diversificação das atividades de ensino, nomeadamente através do recurso às novas tecnologias.

7. Promover os recursos e serviços da Biblioteca junto da comunidade escolar e fora dela.

8. Proporcionar aos alunos uma aprendizagem mais viva e mais agradável, que possa coadjuvar no sucesso escolar.

9. Apoiar os professores na planificação e diversificação das atividades de ensino e situações de aprendizagem, nomeadamente, através do recurso às novas tecnologias.

10. Associar a leitura de livros e a frequência de bibliotecas à ocupação lúdica de tempos livres.

11. Criar e fortalecer hábitos de leitura nas crianças, desde a primeira infância;

12. Apoiar a educação individual e a autoformação, assim como a educação formal a todos os níveis;

13. Oferecer possibilidades de um criativo desenvolvimento pessoal;

14. Estimular a imaginação e criatividade das crianças e jovens;

15. Promover o conhecimento sobre a herança cultural, o apreço pelas artes e pelas realizações e inovações científicas;

16. Facilitar o acesso às diferentes formas de expressão cultural das manifestações artísticas;

17. Fomentar o diálogo intercultural e, em especial, a diversidade cultural;

18. Apoiar a tradição oral;

19. Assegurar o acesso dos cidadãos a todos os tipos de informação à comunidade;

20. Proporcionar serviços de informação adequados às empresas locais, associações e grupos de interesse;

21. Facilitar o desenvolvimento da capacidade de utilizar a informação e a informática.

Manifesto da UNESCO sobre as Bibliotecas Escolares, [Lisboa]: Ministério da Educação, 2000 

“ A biblioteca escolar proporciona informação e ideias fundamentais para sermos bem sucedidos na sociedade actual, baseada na informação e no conhecimento. A biblioteca escolar desenvolve nos estudantes competências para a aprendizagem ao longo da vida e desenvolve a imaginação, permitindo-lhes tornarem-se cidadãos responsáveis.” 1

“ A biblioteca escolar disponibiliza serviços de aprendizagem, livros e recursos que permitem a todos os membros da comunidade escolar tornarem-se pensadores críticos e utilizadores efectivos da informação em todos os suportes e meios de comunicação. As bibliotecas escolares articulam-se com as redes de informação e de bibliotecas de acordo com os princípios do Manifesto da UNESCO.”

“ O pessoal da biblioteca apoia a utilização de livros e outras fontes de informação, desde obras de ficção a documentários, impressas ou electrónicas, presenciais ou remotas. Os materiais completam e enriquecem os manuais escolares, materiais e metodologias de ensino.”

“ As bibliotecas escolares devem disponibilizar os seus serviços de igual modo a todos os membros da comunidade escolar, independentemente da idade, raça, sexo, religião, nacionalidade, língua e status profissional e social. Aos utilizadores que, por qualquer razão, não possam utilizar os serviços e materiais comuns na biblioteca, devem ser disponibilizados serviços e materiais específicos.”

“ O acesso aos serviços e colecções deve orientar-se pela Declaração Universal dos Direitos e Liberdades do Homem das Nações Unidas e não deverá ser sujeito a nenhuma forma de censura ideológica, política ou religiosa ou a pressões comerciais”

“A Biblioteca escolar cumpre estas funções desenvolvendo políticas e serviços, seleccionando e adquirindo recursos, proporcionando acesso material e intelectual a fontes de informação apropriadas, disponibilizando equipamentos e dispondo de pessoal qualificado.”