CPR com atividade na CodeWeek 2021

Este ano o Clube de Programação e Robótica iniciou as suas sessões semanais (presenciais) associando-se à CodeWeek com uma atividade de programação chamada de Mission Zero (promovida pela Agência Espacial Europeia e a Fundação Raspberry Pi).

Nesta missão os alunos escrevem um programa, recorrendo a um emulador, para funcionar num computador com um Raspberry Pi, que está na Estação Espacial Internacional (ISS). Este programa deve fazer a leitura da humidade a bordo da ISS e comunicar com os astronautas através de uma mensagem personalizada. Para além disso, os alunos podem escolher os nomes dos 2 novos computadores Astro Pi, nomeando-os com o nome de cientistas europeus inspiradores. Para orientar os alunos existe um guião, com uma descrição das tarefas, traduzido para várias línguas.

Os alunos inscritos no clube são muito novos, na sua maior parte e não têm ainda conhecimentos de programação, mas com esta atividade já ficaram a saber:

• O que é um simulador/emulador;
  • Que existem várias linguagens de programação;
  • Que há placas programáveis como o Arduino e o Raspberry Pi;
  • Os programas têm instruções e que estas têm uma sequência;
  • Algumas instruções são funções e têm parâmetros;
  • Os programas demoram algum tempo a serem executados (neste caso não pode demorar mais do que 30 segundos);
  • O conhecimento da língua inglesa é muito útil para programar já que muitas linguagens se baseiam no Inglês;
  • Nomes de cientistas europeus ligados à Matemática, Química, Programação, Física.

Sendo uma atividade muito simples de executar e encontrando-se bem documentada, os alunos não tiveram dificuldade em perceber o que tinham que fazer e o facto de o programa por eles escrito poder ganhar o estatuto de voo e ser enviado para correr na ISS foi uma grande motivação. Em Junho teremos os nossos certificados que mostram onde estava a ISS quando correu os nossos programas.

Entretanto já temos o certificado da participação na CodeWeek!