Estão abertas as inscrições para o Clube de Programação e Robótica.
As sessões iniciam a 28 de Setembro.
Todos os alunos do 5º ao 12º ano podem-se inscrever através deste formulário: https://forms.gle/xCGwRX1DAZBhTxvT9
Dia do programador
Hoje, dia 13 de setembro, celebra-se o Dia do Programador que é comemorado no 256º dia de cada ano. Calha a 13 de setembro durante os anos comuns e a 12 de setembro durante os anos bissextos. O número 256 foi escolhido porque é o número de valores distintos que podem ser representados com um byte de 8 bits, e 256 é a maior potência de 2 que é menor que 365, o número de dias num ano.
Estes profissionais codificam instruções lógicas, que executam sequências e criam programas ou software. Eles são responsáveis por fazer funcionar – desenvolver e garantir a manutenção – um sistema, aplicação e website.
Neste dia celebra-se o impacto que os programadores têm na nossa vida porque o mundo não seria o que é hoje sem eles, já que tudo à nossa volta e todos nós, usamos tecnologia. Desde a forma como nos ligamos com a família e amigos, às tarefas diárias no nosso local de trabalho, como até na maneira como aproveitamos as nossas férias, os programadores ajudaram a tornar a vida quotidiana mais fácil.
A programação, para além de ser divertida, tem-se tornado uma “skill” cada vez mais poderosa.
Se quiseres experimentar um pouco do que é ser programador, inscreve-te no Clube de Programação e Robótica.
Projeto eTwinning “Digital Natives are Coding”
O Agrupamento de Escolas de Canelas, recebeu uma vez mais, o Selo de Qualidade eTwinning, atribuído ao projeto eTwinning “Digital Natives are Coding”.
Este projeto foi desenvolvido no âmbito do Clube de Programação e Robótica, no ano letivo 21/22, nas sessões semanais de 3ª feira, contou com a participação dos diversos alunos que frequentaram o clube e teve como objetivo iniciar os nossos alunos, que são nativos digitais, na codificação, para lhes mostrar que os algoritmos estão em todos os aspectos das nossas vidas e ajudá-los a adquirir competências do século XXI, tais como programação, alfabetização em TI, produtividade, resolução de problemas e pensamento crítico, aprendendo a usar várias ferramentas da web 2.0 e criando produtos, reconhecendo que podem escrever os seus próprios jogos.
Mais uma vez, os alunos do Clube de Programação e Robótica aderiram com entusiasmo a este projeto, que contou com a participação de professores e alunos de Espanha, Arménia, Portugal, Bósnia-Herzegovina, França, Lituânia, Polónia, Roménia, Sérvia e Turquia (país fundador).
O acesso integral ao nosso projeto, pode ser feito através da página https://twinspace.etwinning.net/222745/home