Agrupamento de Escolas de Canelas

Cursos estruturados

Curso “Teaching in the AI age”

A nossa participação no curso “Teaching in the AI age” do programa Erasmus que decorreu em Praga, representou uma oportunidade valiosa que pode impulsionar significativamente o sucesso dos nossos alunos.

Tivemos a oportunidade de expandir os nossos conhecimentos sobre como a Inteligência Artificial (IA) está a transformar a sociedade e a educação. Exploramos várias aplicações práticas da IA no ensino, incluindo a identificação de padrões de desempenho dos alunos e formas de interação e diferenciação da prática pedagógica.

Além disso, o intercâmbio de experiências com outros Professores de diferentes países e contextos culturais enriqueceu a compreensão e a perspetiva dos participantes. Isso possibilitou a troca de melhores práticas e ideias inovadoras que podem ser adotadas e implementadas na sala de aula.

Com esta experiência formativa, entendemos que adquirimos uma mentalidade mais aberta para incorporar a IA de forma eficaz no ambiente educacional. Reconhecemos que será possível criar ambientes de aprendizagem mais dinâmicos e adaptativos, atendendo às necessidades individuais dos alunos e preparando-os melhor para os desafios do mundo moderno.

Em última análise, ao investir na formação em IA através de programas como o Erasmus, estamos capacitando os nossos educadores a preparar os alunos para um futuro impulsionado pela tecnologia, onde a capacidade de compreender, adaptar e utilizar a inteligência artificial será essencial para o sucesso pessoal e profissional.