Agrupamento de Escolas de Canelas

Cursos estruturados

Projeto Erasmus + KA 121 “Environmental Education: Learning and Acting for a Better Future”

Entre os dias 19 e 24 de fevereiro, as Coordenadoras Eco-Escolas da Escola-Sede do Agrupamento de Escolas de Canelas, Odete Melo e Ana Cristina Fernandes, frequentaram o curso estruturado “Educação Ambiental: Aprender a Agir para um Futuro Melhor” (Environmental Education: Learning and Acting for a Better Future), na Europass Teacher Academy, em Florença, Itália, no âmbito do Programa ERASMUS +.

Este curso teve como principais objetivos refletir sobre o papel da educação na consciência ambiental, aprender estratégias capazes de produzir impactos positivos na escola e na comunidade e desenvolver nos alunos a capacidade de agir por um ambiente melhor, relacionando o currículo com a preservação ambiental.

O grupo era constituído por 15 elementos, provenientes da Alemanha, Espanha, França, Roménia, Portugal e Turquia.

Os temas abordados revestem-se de enorme importância para a implementação do Programa Eco-Escolas, ao focar a educação para a sustentabilidade e para o problema das alterações climáticas; a poluição provocada pelo plástico e pela “fast fashion”; a pegada ecológica e o greenwashing, entre outros temas, na perspetiva de promover a consciência ambiental dos jovens e de os incentivar a agir através de planos de ação. Merece, igualmente, referência a visita à horta comunitária “Orti Dipinti”, onde se aplicam os princípios da permacultura, na prática de uma agricultura sustentável.

Os assuntos e experiências partilhadas entre todos os elementos dos diversos países engrandeceram-nos e mostraram-nos que estamos no bom caminho, nesta missão que é chamar a atenção para o nosso mundo, promovendo boas práticas ambientais no nosso dia-a-dia.

Houve também espaço para um momento cultural, ao visitarmos duas empresas vinícolas na Toscânia, produtoras do vinho Chianti, o que proporcionou a prova de três tipos de vinho, de azeite, de vinagre balsâmico e de produtos regionais.

As Coordenadoras Eco-Escolas concluíram o curso convictas do reforço das suas competências no desempenho dessa função e já a planear a disseminação das aprendizagens junto dos seus pares na nossa escola, dando continuidade ao trabalho que há vários anos vem sendo desenvolvido no sentido de tornar a nossa escola e a nossa comunidade mais sustentáveis.

As Coordenadoras Eco-Escolas

Odete Melo