Agrupamento de Escolas de Canelas

Mobilidade com alunos

PROJETO ERASMUS+ MY ACTIONS OUR FUTURE – Mobilidade a Castellar del Vallés, Barcelona, Espanha – 23 a 29 de abril

Entre 23 e 29 de abril, um grupo de 13 alunos do 8.º ano e 3 professores do Agrupamento de Escolas de Canelas partiu em direção a Espanha para se juntar aos seus colegas da Viimsi Kool, na Estónia e do Centre Educatiu El Casal, de Espanha, escola anfitriã da primeira mobilidade do projeto Erasmus+ My Actions Our Future.

Nesta mobilidade os participantes aprenderam mais sobre causas, consequências e soluções de alguns dos problemas ambientais da atualidade e partilharam práticas sustentáveis, com foto no tema da água.

Neste primeiro encontro, os alunos tiveram oportunidade de conhecer pessoalmente os seus parceiros das equipas multinacionais, com os quais trabalharam nas semanas anteriores online, com recurso a diversos meios digitais, e preparar a sua apresentação. O trabalho colaborativo em equipas multinacionais foi um desafio enorme, mas os participantes demonstraram estar à altura, concluindo com sucesso as apresentações sobre a importância da água e da preservação da sua qualidade, bem como a sua poupança, através de comportamentos diários reveladores de uma atitude responsável face ao uso deste recurso vital.

No primeiro dia da mobilidade a Castellar del Vallés, os grupos de Portugal e da Estónia chegaram bem cedo ao Centre Educatiu El Casal, onde foram recebidos amistosamente pela coordenadora espanhola, Montse Gestí, e pelo Diretor, Cesar Moreno.

Depois de algumas atividades de quebra-gelo, o grupo dirigiu-se ao centro de Castellar del Vallés, onde realizou uma caça ao tesouro e foi recebido na Câmara Municipal.

A tarde foi dedicada ao trabalho das equipas multinacionais sobre a poupança de água, ao que se seguiu um concerto de boas-vindas apresentado pelos alunos da escola anfitriã e a participação num treino de Castellers (torres humanas), uma importante tradição catalã.

O dia terminou com um jantar-convívio de todos os elementos do projeto.

Nos dias seguintes, o grupo teve oportunidade de percorrer dois espaços naturais – Montserrat, a mais importante elevação da Catalunha, e o Puig de la Creu, onde foi possível admirar a paisagem circundante.

Os alunos da escola anfitriã apresentaram realizaram uma apresentação sobre a Catalunha/Espanha, o que permitiu aos visitantes conhecer algumas das características naturais e culturais ao país de acolhimento desta mobilidade.

Ao longo da semana tiveram lugar diversas atividades relacionadas com o tema do projeto, como um workshop de produção de sabão a partir de óleo alimentar usado e uma aula na floresta contígua à escola, assim como a partilha das boas práticas ambientais desenvolvidas nas três escolas dinamizadoras do projeto.

As atividades desportivas e de convívio não deixaram de estar presentes nesta semana, assim como as atividades culturais, de entre as quais se destacou a visita à icónica cidade de Barcelona. Percorrendo o Passeig de Gràcia, o grupo testemunhou a imponência das obras arquitetónicas de Gaudí como a Casa Milà, “La Pedrera” ou a Casa Batllô. Após atravessar a Praça da Catalunha, percorreu as famosas Ramblas, visitou o pitoresco Mercado La Boqueria, bem como o histórico Bairro Gótico, El Gòtic, a imponente Catedral de Barcelona, a Sagrada Família e, ainda, o estádio Camp Nou, com a visita à loja do Barça, onde foi impossível resistir a alguns artigos. A tarde foi preenchida com a visita ao Park Güel, o belíssimo parque urbano inspirado nas formas da Natureza, onde se podem observar diversas obras arquitetónicas de Antoni Gaudi, classificado Património Mundial da Unesco desde 1984.

Em síntese, as atividades realizadas nesta mobilidade fomentaram o desenvolvimento das relações interpessoais e as competências sociais e de comunicação e estreitaram a relação entre o grupo que, até então, comunicava à distância, como o evidenciou a despedida emotiva dos nossos alunos e das famílias que tão bem os acolheram. Estas atividades contribuíram decisivamente para a concretização dos objetivos do Projeto Erasmus+ My Actions Our Future, consolidando a cooperação internacional entre escolas de três países europeus que procuram fomentar práticas mais sustentáveis e capacitar os seus alunos para que sejam cidadãos ativos e reflexivos, capazes de pensar global e agir localmente, contribuindo para um Mundo mais sustentável.