Skip to content

História

Localização geográfica 

A freguesia de Gulpilhares localiza-se no litoral, a Sul do concelho de Vila Nova de Gaia, a cerca de sete quilómetros da sede do mesmo, tendo por fronteira o Oceano Atlântico, a oeste, as freguesias de Valadares e Vilar do Paraíso, a norte, Canelas, a leste, Serzedo e Arcozelo, a sul.

Descrição dos espaços físicos

A Escola do Monte tem uma construção do tipo plano centenário, composta por um edifício principal, onde funciona o primeiro ciclo do ensino básico e uma sala de jardim de infância e um Centro de Apoio à Aprendizagem, no edifício pré-fabricado,  onde também se realizam atividades das CAF e AAAF.

O edifício principal, de dois pisos, integra quatro salas de aula (3 destinadas ao 1ºCEB e 1 destinada ao JI), uma sala de professores, uma cantina (com despensa), seis casas de banho, um espaço destinado à prestação de primeiros socorros e duas arrecadações de reduzidas dimensões.

O edifício exterior pré-fabricado ( Centro de Apoio à Aprendizagem ) está dividido em três partes: uma sala multifunções, um espaço de arrumos e casas de banho. Ao lado deste edifício, há um parque infantil com alguns equipamentos de diversão.

No logradouro, asfaltado, existem canteiros e árvores de grande porte. Uma pequena arrecadação, utilizada para guardar materiais de jardinagem e da Associação de Pais. A Unidade Educativa possui também uma horta pedagógica, onde se promovem comportamentos sustentáveis e desenvolvem conhecimentos relacionados com a flora.

Comments are closed.