Visita de Estudo ao Espetáculo Imersivo Porto Legends e ao Museu do Carro Elétrico

Uma Experiência de Aprendizagem Não Formal para os Alunos do Curso Profissional de Técnico de Informática – Sistemas

No dia 22 de outubro, os alunos das turmas 11º D e E do Curso Profissional de Técnico de Informática – Sistemas participaram numa enriquecedora visita de estudo ao Porto, combinando o espetáculo virtual imersivo Porto Legends com uma visita ao Museu do Carro Elétrico. Esta atividade insere-se na medida “Sair para Entrar”, uma iniciativa do Plano Nacional das Artes que visa promover a diversificação dos contextos de aprendizagem e fortalecer a articulação entre a escola e instituições culturais e sociais, incentivando assim o desenvolvimento de uma educação integral.

Porto Legends: Uma Viagem Virtual ao Passado da Cidade Invicta

Na parte da manhã, os alunos mergulharam na experiência audiovisual do Porto Legends, the Underground Experience, um espetáculo imersivo que acontece nas entranhas da Alfândega do Porto. Guiados por uma narrativa misteriosa e envolvente, os estudantes foram transportados para o coração das lendas da cidade Invicta. Esta sessão desvendou o “tesouro mais valioso do Porto”: as suas histórias e lendas, convidando os participantes a uma reflexão sobre a importância da cultura e do património imaterial da cidade.

Museu do Carro Elétrico: Tecnologia e Sustentabilidade em Perspetiva

Na parte da tarde, a visita estendeu-se ao Museu do Carro Elétrico, onde os alunos puderam aprofundar os seus conhecimentos sobre tecnologia e sustentabilidade. Este museu, o primeiro do género na Península Ibérica, é dedicado à história dos transportes públicos elétricos e apresenta uma impressionante coleção de modelos, desde os mais antigos até aos mais modernos.

A visita permitiu que os alunos observassem de perto a evolução dos carros elétricos, com uma ênfase especial no impacto destes veículos para o ambiente urbano e para a sustentabilidade. Como complemento à exposição, a turma assistiu a uma peça de teatro que recriou as rotinas de transporte da cidade há cem anos, oferecendo uma experiência educativa e envolvente sobre a mobilidade urbana do passado.

Aprendizagem Fora da Sala de Aula: A Importância dos Contextos Não Formais

Esta visita de estudo foi um exemplo prático da estratégia educativa “Sair para Entrar”. Ao sair da sala de aula e entrar em ambientes culturais e históricos, os alunos tiveram a oportunidade de expandir os seus horizontes, vivenciando a aprendizagem em contextos não formais que complementam o seu percurso formativo. Atividades como esta incentivam a participação ativa dos estudantes, estimulando a curiosidade e reforçando o vínculo entre o conhecimento teórico e as experiências práticas.

Esta combinação de elementos culturais e tecnológicos mostra como a aprendizagem pode ser transformadora quando vai além das paredes da escola, abrindo portas para uma compreensão mais profunda da cidade, do seu património e dos avanços tecnológicos que moldam o nosso futuro.