Aristides de Sousa Mendes, homenagem justa para um português exemplar!

Ligação

Aristides de Sousa Mendes foi ontem homenageado com honras de Panteão Nacional, gesto simbólico, justo e significativo em memória de um homem que se mostrou corajoso, humanista e leal aos princípios morais numa época negra da história da Europa e também de Portugal. Aristides não se vergou às ordens dos seus superiores, Salazar e o seu governo ditatorial, contrariando as instruções recebidas, salvando assim milhares de vidas, a maior parte delas de judeus que fugiam às perseguições nazis e aos campos de concentração, precisando de um visto para escapar e entrar em Portugal, rumo, na sua maioria, à América, onde encontrariam a plena liberdade e esperança.

A biblioteca desenvolve agora dois projetos Erasmus que têm como tema o Holocausto e dos quais Aristides de Sousa Mendes é figura central. No ano letivo anterior, os alunos de 5º e 6º ano leram um livro biográfico sobre Aristides de Sousa Mendes no âmbito da atividade “10 minutos a ler”. No âmbito da temática «Holocausto» e «Personalidades que marcaram a diferença» os alunos do 6ºA realizaram um trabalho multidisciplinar (DAC) cujo produto final é foi uma excelente apresentação em kamishibai e em rape da história desse herói português do século XX, Aristides de Sousa Mendes. Esse projeto contou com a colaboração das disciplinas de Português, HGP, Inglês, Ed. Visual e com a criatividade e empenho de todos os alunos da turma.

Por seu turno, em algumas turmas do 3º Ciclo, na disciplina de Português, fizeram excelentes apresentações sobre o consul português e outras figuras relevantes ligadas ao tema do Holocausto. Foram igualmente adquiridas algumas obras sobre a vida do autor para a biblioteca escolar, inclusive o filme “Aristides de Sousa Mendes, o Cônsul de Bordéus”, João Correa e Francisco Manso, o qual vai ser projetado na biblioteca escolar nos dias 27 e 29 de outubro, destinado aos alunos do 2º e 3º Ciclo. As inscrições podem ser feitas através do link: https://docs.google.com/document/d/1Wjknr58ZTePIum4DPOJE-95ppPuHjntM/edit?usp=sharing&ouid=114903419032486281243&rtpof=true&sd=true

Paralelamente, ao longo do ano letivo, serão dinamizadas sessões sobre Aristides de Sousa Mendes na biblioteca escolar, dinamizadas pelos docentes de História e Geografia de Portugal, Paula Rodrigues e Augusto Oliveira. Os alunos de 5º e 6º ano, nas aulas de Educação Visual, irão realizar ao longo do presente ano letivo uma banda desenhada sobre a vida de Aristides de Sousa Mendes.

Tema do Holocausto nos “10 minutos a ler”

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Aristides de Sousa Mendes presentation

Mobilidade Erasmus em Canelas – Projeto da Biblioteca Escolar

Enquadrado no projeto Erasmus da biblioteca escolar “School libraries promoting readers, values, literacies, skills and inclusion”, decorreu na EBS de Canelas de 6 a 10 de setembro o seu primeiro meeting – Short-term joint staff training events – Erasmus + KA229, integrando 6 professores oriundos da Polónia, Grécia e Itália a que se juntaram quatro docentes portugueses. Este primeiro encontro foi organizado para promover um intercâmbio e partilha de boas práticas entre os representantes destes quatro países. Analisaram-se questões como o papel das bibliotecas na educação e na formação dos jovens e a sua importância na escola para favorecer inúmeras literacias ou ainda as atividades de leitura e as boas práticas de literacia de leitura existentes em cada uma das escolas representadas. Ao longo da semana de trabalho teve ainda lugar um “worshop” sobre a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e a organização das bibliotecas escolares no nosso país, dinamizado pela Coordenadora Interconcelhia das Bibliotecas Escolares de Gaia e Porto, Drª Maria João Castro, que teve oportunidade de apresentar as virtudes desta estrutura do ministério da educação português, lembrando, simultaneamente, as exigências e desafios profissionais que ela coloca aos professores bibliotecários e às bibliotecas escolares. Concluiu-se que o nosso sistema é o mais evoluído de entre os quatro países europeus a esse nível organizacional das bibliotecas, sendo que nos restantes países vigora ainda um sistema equivalente ao de Portugal em 1996, altura em que foi criada a RBE. Apenas na Polónia existem também professores bibliotecários, embora não trabalhando com o suporte que é prestado pela RBE, desconhecendo o sistema de avaliação das bibliotecas que vigora em Portugal.
Este projeto Erasmus tem ainda como propósito a fundação de uma biblioteca na escola grega de Creta e o apoio à transformação do espaço precário existente na biblioteca da escola italiana. Foram ainda definidas as datas para as próximas mobilidades e os livros sobre o Holocausto que serão apresentados aos alunos como propostas de leitura ao longo do período de vigência do projeto. Definiram-se também um conjunto de procedimentos associados à gestão do projeto e à sua implementação.
A parte cultural deste encontro Erasmus recaiu sobre as cidades de Gaia e Porto, destacando-se as visitas ao Solar Condes de Resende, à livraria Lello, Torre dos Clérigos, Palácio da Bolsa e Igreja de S. Francisco, entre outras áreas de interesse cultural das zonas históricas das duas cidades.
Assinale-se a enorme empatia e amizade que coexistiu ao longo da passada semana entre o grupo, o que aliás não podia ser de outra forma entre professores que comungam entre si a paixão pelos livros e pela leitura. Uma semana fantástica de evolução profissional e de conhecimento de outras culturas!

Aristides de Sousa Mendes – trabalho multidisciplinar (DAC)

No âmbito da temática «Holocausto» e «Personalidades que marcaram a diferença» os alunos do 6ºA realizaram um trabalho multidisciplinar (DAC) cujo produto final é a apresentação em kamishibai e em rape da história de um herói português do século XX, Aristides de Sousa Mendes.

Este projeto contou com a colaboração das disciplinas de Português, HGP, Inglês, Ed. Visual e com a criatividade e empenho de todos os alunos da turma.

A biblioteca escolar agradece a colaboração destes docentes e respetivos alunos na abordagem do tema central dos seus projetos Erasmus, enaltecendo a sua originalidade e qualidade e que muito terá contribuído para o conhecimento desse grande herói humanista, Aristides de Sousa Mendes.

 

Projeto de leitura “Ler em família”

Após a candidatura da biblioteca do agrupamento ter sido aprovada pelo Plano Nacional de Leitura, com um financiamento de 1000 Euros, para aquisição de livros, teve início o projeto “Ler em família” na EB1/JI de Ribes, na turma do 1º ano.

Pretendemos desde já agradecer à professora Teresa Paiva por ter aceite este desafio, assumindo a sua turma como piloto do projeto, apresentando e dinamizando com as famílias da sua turma este importante projeto que visa despertar e fomentar o prazer pela leitura, desenvolver a imaginação e apoiar a aprendizagem da leitura, entre outros objetivos. Registe-se a extraordinária adesão das famílias à iniciativa, mostrando que compreendem a importância do ato de ler para a formação dos seus educandos, colaborando de uma forma entusiasta. O nosso agradecimento aos pais, irmãos e avós envolvidos.

Para o ano, esperando que sem os constrangimentos provocados pelo confinamento, pretende-se alargar esta experiência a todas as escolas do 1º Ciclo e Pré-Escolar do agrupamento.

Atividade “Internet Segura”

Tivemos de novo o privilégio de beneficiar da parceria com o Centro de Competência TIC da Universidade de Aveiro, do Programa SeguraNet, por intermédio da Drª Maria José Loureiro e Drª Susana Senos, com a deslocação de ambas à nossa escola, uma vez mais, promovendo, em articulação com a BE, formação para alunos do 1º Ciclo sobre o tema “Internet Segura”.

As escolas desta vez contempladas foram as EB1 Laborim, EB1 Lagarteira, EB1 Loureiro e EB1/JI de Ribes, com sessões destinadas aos alunos do 4º ano. Tendo em conta a idade das crianças envolvidas nesta iniciativa, foi preparada uma atividade apelativa, centrada em vários videos do Programa SeguraNet, procurando captar o interesse e a motivação dos alunos para esta temática, e ao mesmo tempo, conferir uma natureza mais lúdica à iniciativa.

Os alunos tiveram oportunidade de entender a importância da privacidade, da identidade digital e dos cuidados a ter na utilização da internet. No final, as formadoras disponibilizaram aos alunos e docentes links para atividades lúdicas, o que propiciou um momento lúdico de enorme agrado aos alunos.