ACD sobre Comportamentos no JI
No presente ano letivo, psicólogas do Serviço de Psicologia e Orientação desenvolveram uma ação formativa de curta duração, junto das educadoras dos Jardins de Infância do Agrupamento. O objetivo desta ação consistiu em destacar o seu papel em contexto educacional, partindo de contributos da Psicologia para a compreensão dos comportamentos em contexto, com foco na etapa de desenvolvimento e nas estratégias pedagógicas a equacionar em face de comportamentos mais desafiantes. As educadoras puderam partilhar preocupações e necessidades relativas aos comportamentos das crianças. Pretendeu-se assim contribuir para a análise de alternativas pedagógicas e melhoria das práticas e, indiretamente, para um maior bem-estar pessoal e profissional das educadoras.
As educadoras participaram ativamente nos momentos formativos, colaborando nas ações propostas. O feedback foi positivo, destacando-se que 88.9% considerou a ação formativa Muito Boa, tendo para 66.7% superado mesmo as expectativas iniciais. A nível de resultados, as educadoras referiram ter ficado com “novas perspetivas e estratégias”, reforçaram a “partilha de experiências,… opiniões e ideias,… sobre como intervir de forma mais saudável… com situações inesperadas no trabalho”,… que vão ajudar “na adaptação a situações difíceis”… e “a tornar os meus dias menos difíceis.”
A ação de formação “constituiu um estímulo para continuar a aprofundar competências na área “através de “leituras”, “mais formação”, “aplicação de outras estratégias”, nomeadamente “para ultrapassar conflitos”. Foi praticamente unânime entre as educadoras a necessidade de “uma ação de formação mais extensa sobre o tema”… com “mais tempo” para “aprofundar mais” este domínio.