Os pais e a escola

Pais e alunos de 9º ano participaram numa sessão formativa sobre a oferta de cursos no ensino secundário e meios disponíveis para a exploração da informação disponível, na sequência das atividades de desenvolvimento vocacional, dinamizadas pelo Serviço de Psicologia e Orientação junto das turmas deste ano de escolaridade. Esta sessão teve por objetivos: (1)  Aproximar, conectar e envolver os pais e encarregados de educação no plano vocacional dos seus filh@s; (2) Dar a conhecer as ações realizadas e a realizar pelo SPO; (3) Comunicar com os pais sobre o seu potencial e o dos seus educand@s, as opções disponíveis no ensino secundário e os meios para a sua exploração; (4) Criar oportunidades para a ação voluntária dos pais na escola, partilhando aspetos das suas profissões com os alun@s.

Estiveram presentes 47 pais e 24 alunos. A avaliação final efetuada pelos participantes foi muito encorajadora. Foi referido que a sessão foi “muito importante e esclarecedora”, “pertinente e bastante útil”, “muito interessante”. Foi obtido “maior conhecimento de recursos de pesquisa, cursos e áreas profissionais” e revelado “um domínio muito bom dos conteúdos, argumentação e apresentação muito boas”,  a psicóloga sabia ao que vinha”, “gostei muito”, e ainda uma opinião mais geral sobre o valor da sessão “é importante para os pais perceberem a dinâmica do futuro, seu planeamento e soluções que existem”. Como os pais e alunos tinham sido informados que iam receber um convite para uma entrevista final personalizada, para dar conta dos trabalhos realizados em turma, um encarregado de educação referiu que “aguardo a marcação de entrevista”. Dois encarregados de educação sugeriram, por sua vez, que a sessão poderia ser “mais dinâmica” e “mais sucinta”.

A dinamização desta sessão contou com a presença de docentes da equipa diretiva e responsáveis pela oferta formativa do Agrupamento, que responderam, no final, a questões colocadas pelos participantes, sobre a oferta formativa na Escola Básica e Secundária de Canelas.