Comemoração do Dia da Saúde Mental

Com o Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado anualmente a 10 de outubro,  pretende-se fomentar a tomada de consciência sobre o valor da saúde mental através de ações de sensibilização e de informação alusivas ao tema.

Tendo em conta os desafios desencadeados pela pandemia por COVID-19, espera-se um aumento das necessidades a nível psicológico e social, com impacto na saúde mental.

Saúde Mental é a base do bem-estar geral. É adaptação a novas circunstâncias. É superação de crises e resolução de perdas afetivas e conflitos emocionais. É reconhecer limites e sinais de mal-estar. É sentido crítico e de realidade mas também humor, criatividade e capacidade de sonhar. É estabelecer e manter relações satisfatórias. É ter projetos e encontrar um sentido para a vida (Fonte: Direção Geral de Saúde, 2021).

No Agrupamento de Escolas de Canelas, comemoramos, no presente ano letivo, o dia 10 de outubro. Desta forma, o Serviço de Psicologia e Orientação pretende contribuir para a tomada de consciência sobre a importância do bem-estar no quotidiano.

São convidados a participar nesta comemoração os alunos, em formato presencial, na sala de aula, os pais e encarregados de educação, os docentes e os não-docentes deste agrupamento, através de um Google Forms, a partir dos respetivos endereços eletrónicos institucionais. Ainda durante o mês de outubro, está previsto divulgar os resultados desta iniciativa, criando iniciativas diversas a partir dos resultados obtidos junto da comunidade escolar.