Aprender a Aprender

Sabemos hoje que Aprender a aprender implica o uso eficiente da memória e da cognição, no plano das aprendizagens, com o objetivo de avaliar e monitorizar os resultados gerados, identificar dificuldades, rever estratégias utilizadas e, ainda, treinar processos que se revelaram menos adequados, de forma a melhorar o desempenho no futuro.

Assim, o Serviço de Psicologia e Orientação desenvolveu um projeto dirigido ao 7º ano de escolaridade, no sentido de sensibilizar os alunos sobre o funcionamento e importância das principais competências cognitivas implicadas na aprendizagem, promover a sua motivação e envolvimento escolar e, por último, desenvolver processos de aprendizagem ao serviço da construção ativa dos seus conhecimentos (autorregulação da aprendizagem).

Importa, pois, olhar para o desenvolvimento da capacidade de Aprender a aprender como elemento chave para melhorar a autonomia e o espírito crítico. Para esse efeito, os alunos são ajudados a categorizar situações, resolver problemas e procurar soluções inovadoras para a concretização dos seus objetivos, potenciando-se, deste modo, a sua autodeterminação.