Atividade: Estudar… para quê?
O Serviço de Psicologia e Orientação realizou uma ação de sensibilização junto de várias turmas do 7º ano, tendo por base a resposta positiva dos diretores de turma à proposta efetuada. Esta sessão, subordinada ao tema “Estudar… Para quê?”, teve por objetivo levar os alunos a refletir sobre o significado e a importância do estudo.
Os alunos foram convidados a debater a dicotomia entre estudar como um dever ou estudar como um direito. A discussão permitiu-lhes expressar a perspetiva tradicional de ver o estudo como uma obrigação (escolaridade obrigatória), mas também fazer valer o estudo como algo intrinsecamente valioso e enriquecedor, não só no presente mas também para o futuro. Durante a atividade, os alunos foram incentivados a expressar opiniões, experiências e visões pessoais sobre o estudo. Muitos partilharam a sua luta diária para encontrar motivação e propósito nos estudos, enquanto outros destacaram a importância de encarar o estudo como uma oportunidade de crescimento pessoal e intelectual. Explorar o conceito de estudar como um direito também os levou a discutir questões mais amplas, como o acesso igualitário à educação e a valorização do conhecimento como um instrumento de empoderamento individual e social. Destacamos aqui a visão de um aluno que afirmou que a sociedade lhes dá o direito de estudar, mas cabe a cada um aproveitar esse direito, cumprindo os deveres que lhe estão associados, para o conseguir alcançar.
Na segunda parte da sessão, foi explorado com os alunos a relação entre as disciplinas atuais e as que integram os cursos do ensino secundário, tendo em conta as suas áreas académicas fortes e frágeis. Este tópico constituiu um momento importante de sensibilização para o desenvolvimento vocacional dos alunos.
Com esta ação de sensibilização, procurou-se explorar com os alunos o seu posicionamento face ao estudo e iniciar a preparação de projetos vocacionais futuros.