Programa “Eu e os outros”

O Serviço de Psicologia e Orientação desenvolveu, ao longo de seis sessões, o programa “Eu e os Outros” na turma do 9º K – 2º ano do Curso de Educação e Formação de Empregado de Mesa/Bar).
O “Eu e os Outros” é um programa de prevenção universal dirigido a grupos de jovens entre os 10 e os 18 anos, que aborda temas como os consumos de substâncias psicoativas e outros, centrais no desenvolvimento pessoal e social dos jovens.
Ao longo da sua aplicação, foram abordados processos e competências como a assertividade, a comunicação, a gestão de conflitos, a gestão de emoções e a tomada de decisão, dando ênfase ao desenvolvimento de competências socioemocionais. A metodologia seguida com vista ao desenvolvimento de competências foi efetuada em ligação com o curso, a transição de vida e futuro pessoal e profissional dos alunos.
Pretendeu-se com este programa: i) promover hábitos de vida saudáveis, ii) fomentar valores de cidadania, iii) Valorizar o trabalho, o esforço e a responsabilidade individual, iv) proporcionar aos alunos o desenvolvimento pessoal e autonomia e v) promover o desenvolvimento de competências socioemocionais. Em síntese, a implementação deste programa procurou, fundamentalmente, promover o equilíbrio psicológico e sucesso dos alunos ao longo da vida.
A apreciação global do programa por parte dos alunos da turma situou-se entre o Razoável e o Muito Bom, sendo que a maioria considerou a aplicação do programa Boa.