Programa “Uma Aventura pelas Emoções”

O Serviço de Psicologia e Orientação concebeu e implementou o programa “Uma aventura pelas Emoções” numa turma de 3º ano de escolaridade (1º ciclo). Este programa decorreu ao longo de 4 sessões e foi concebido com o intuito de desenvolver habilidades emocionais fundamentais, numa turma fortemente heterogénea. Através de uma abordagem prática e contextualizada, foram exploradas as emoções básicas e estratégias para as regular, sobretudo em situações quotidianas de mais exigência. O objetivo foi fortalecer a literacia emocional, capacitando os alunos para lidar eficazmente com os desafios do dia a dia.

Ao longo deste programa, começou por se explorar com os alunos as emoções primárias e as situações em que as sentem, para depois construírem um “Emocionómetro”. Posteriormente, tomaram contacto com os “7 passos para saber identificar as minhas emoções”. Refletiram em que partes do corpo sentem determinadas emoções, realizando o “jogo do espelho emocional”, através de mímica, de modo que o restante grupo adivinhasse as emoções presentes. Abordaram-se, ainda, “Estratégias para lidar com as emoções”, em particular o “Pote das Emoções”, “Cheira uma flor e sopra uma vela”, “Os meus 5 dedos e os meus 5 sentidos” e o “Sopro do Dragão”. Na última sessão, com a atividade “Os meus superpoderes”, os alunos refletiram não só acerca das suas forças como também sobre as dos colegas.

No fim do programa, foi pedido aos 19 alunos uma avaliação sobre o mesmo. A maioria avaliou o programa com a pontuação máxima – 5 (89,5%). Foi ainda pedido aos alunos que respondessem às seguintes questões: (1) O que gostaste mais? (2) O que gostaste menos? (3) Já usaste algo que tenhas aprendido nas sessões? e (4) Contaste a alguém sobre as nossas sessões?.
Às duas primeiras questões, a maior parte dos alunos respondeu “tudo” e “gostei de tudo”. À terceira questão, responderam o “pote das emoções”. Em resposta à última questão, a maior parte dos alunos afirmou ter falado das sessões aos “pais”.

Após a conclusão do programa, foi evidente a necessidade de se abordar este tema desde o início da escolaridade. A professora titular participou ativamente em todas as sessões, tendo considerado esta “aventura pelas emoções” muito importante e enriquecedora. No âmbito de uma outra iniciativa, a professora produziu um vídeo, que incluiu materiais elaborados com  os alunos, ao longo do programa, e que pode ser consultado em https://youtu.be/QlhLz-KNIvE?si=nfWcLy2GHi1n8SPY