Saúde Mental e Parlamento Jovem

O Serviço de Psicologia e Orientação foi desafiado pela professora coordenadora do Parlamento Jovem a dar o pontapé de saída para este projeto na Escola, no presente ano letivo (2022/23), com o tema – Saúde Mental. Assim, no dia 22 de novembro, no período da manhã, as psicólogas do serviço acolheram dois grupos de alunos do ensino secundário, do 10º ao 12º ano, e com eles animaram duas sessões de trabalho sobre Saúde Mental. Para o efeito, os alunos responderam, por escrito, a uma de três questões, respostas que foram incluídas no saco respetivo. As questões foram:
1-  Quando penso em Saúde Mental, penso em…
2 – Que barreiras encontro na minha Vida para cuidar da minha Saúde Mental?
3 – Que respostas disponho na minha escola e/ou no meu concelho para ser mentalmente saudável?
Em seguida, alunos ao acaso selecionaram de cada saco seis respostas, e deram a sua opinião sobre elas.
Foram obtidas cerca de três centenas de respostas, que vão servir de base aos trabalhos a realizar, futuramente, para o Parlamento Jovem.
A questão 2- obteve o maior número de respostas dos alunos e a 3- um número muito escasso de respostas. Neste início dos trabalhos, este é um dado importante, e que as listas irão, decerto, analisar e aprofundar.
Pela autenticidade e liberdade com que compuseram as suas respostas, os alunos do Ensino Secundário da Escola Secundária de Canelas estão de parabéns!…