Categorias
Candidatura

Erasmus KA1 – aberta 2ª fase de candidaturas

O projeto “Novas práticas, melhores aprendizagens” é o 1.º Projeto Erasmus+ da ação KA1 do Agrupamento de Escolas de Canelas concebido para docentes das diferentes áreas disciplinares e ciclos de ensino. Integra mobilidades de Job shadowing e a participação em cursos estruturados nas áreas das metodologias de ensino inovadoras, centradas no aluno e no trabalho colaborativo.

De acordo com o definido no presente projeto, pretende-se dar resposta às diferentes necessidades sentidas pelo Agrupamento e expressas no seu projeto educativo, no que concerne à melhoria dos resultados escolares e à prevenção do abandono escolar precoce. Durante a 1ª fase de candidatura, e após a definição das áreas estratégicas de formação, foram selecionados para participar neste projeto os coordenadores dos diferentes departamentos curriculares e outros docentes que desempenham funções fulcrais dentro da organização.

Abre-se agora a 2ª fase de candidatura, de acordo com o previsto no projeto, convidando-se outros docentes do agrupamento a nele participarem, beneficiando das mobilidades formativas previstas. Essa candidatura deve ser formalizada através do preenchimento do “Formulário de Candidatura”, que segue em anexo, de acordo com as vagas existentes e as preferências do candidato.

O formulário de candidatura deve ser enviado até ao próximo dia 9 de outubro para o email: erasmuska1@agrcanelas.edu.pt, dirigido ao presidente do júri deste procedimento. A lista de candidatos selecionados será divulgada até 23 de outubro no portal da escola, respeitando os critérios definidos para o processo de seleção (ver anexo).

Para informação mais detalhada sobre a natureza dessas oportunidades formativas, recomendamos a consulta do “Powerpoint” que acompanha o presente email.
Assim, tendo sempre presente o projeto educativo do Agrupamento, onde os docentes são considerados uma peça-chave para a qualidade da educação, acreditamos que a formação prevista neste projeto será uma mais-valia para o nosso desenvolvimento profissional e proporcionará igualmente um efeito multiplicador e transformador da atividade desenvolvida pela escola.

Votos de um Bom Ano letivo para todos!
A equipa de gestão do projeto:
Augusto Oliveira
Filomena Fernandes
Gracinda Machado
ANEXOS: KA1_Critérios de seleção ERASMUS KA1 – apresentação (1) Formulário-de-candidatura
Categorias
Reunião preparatória

Arranque das atividades preparatórias do Erasmus KA1

Têm decorrido já sucessivas reuniões de trabalho da equipa de coordenação do projeto Erasmus KA1 “Novas práticas, melhores aprendizagens”. Prepara-se o arranque do projeto com a definição de etapas de divulgação do projeto pela comunidade. Nesta fase, já no próximo dia 27, a equipa coordenadora reunirá com os coordenadores pedagógicos e com o Diretor do Agrupamento, apresentando com detalhe o projeto, as modalidades de formação selecionadas – cursos estruturados e job shadowing -, as plataformas de cursos on-line, os contratos de formação, os documentos necessários para a sua implementação (contratos) e, entre outros aspetos, as atividades de disseminação.

Este projeto foi desenhado de modo a permitir aprofundar os conhecimentos profissionais dos docentes, a fomentar uma cultura colaborativa e a promover o sucesso educativo.

Categorias
Erasmus KA1

Projeto Erasmus+ KA1 (2020-2022)

O projeto “ Novas práticas, melhores aprendizagens” é o 1.º Projeto Erasmus+ KA1 do Agrupamento de Escolas de Canelas concebido para docentes das diferentes áreas disciplinares e ciclos de ensino.
Integra mobilidades de Jobshadowing e a participação em cursos estruturados nas áreas das metodologias de ensino inovadoras, centradas no aluno e no trabalho colaborativo.
De acordo com o definido na candidatura efetuada, o presente projeto pretende dar resposta às diferentes necessidades sentidas pelo Agrupamento e expressas no projeto educativo, no que concerne à melhoria dos resultados escolares e à prevenção do abandono escolar precoce.
Durante a fase de candidatura, e após a definição das áreas estratégicas de formação como meio de resposta às necessidades do Agrupamento, foram selecionados para participar neste projeto os coordenadores dos diferentes departamentos curriculares e outros docentes que desempenham funções fulcrais dentro da organização.
Assim, tendo sempre presente o projeto educativo do Agrupamento onde os professores são considerados uma peça-chave para a qualidade da educação, acreditamos que a formação prevista neste projeto será uma mais-valia para o desenvolvimento profissional dos mesmos e proporcionará igualmente um efeito multiplicador e transformador da atividade desenvolvida pela escola na resolução dos seus problemas, dotando os docentes de novas ferramentas de respostas às necessidades dos alunos.

A equipa de gestão do projeto