Badges correspondem a símbolos que pretendem evidenciar conquistas ou realizações reconhecidas no seio de uma comunidade. Recentemente, através da aposta em Digital Badges e da criação de plataformas online onde estes podem ser criados, atribuídos, geridos e partilhados, surgiram novas possibilidades para o seu uso. Estes são vistos como uma forma de reconhecimento ou mesmo de certificação de aprendizagens e de competências demonstradas em contextos não formais ou informais. Várias plataformas educacionais disponibilizam esta funcionalidade.

Sites onde podemos criar medalhas gratuitamente:

MakeBadg.es – Este é o criador de crachás associado ao Makewaves, que é uma plataforma para projetar, gerir, emitir e exibir crachás digitais e missões para estudantes. Pode-se criar rapidamente um crachá com uma variedade de formas, ícones, cores e bordas. Não é necessário registo.
Open Badges – Basta indicar um endereço de e-mail para aceder a este construtor de emblemas com várias formas e ícones para escolher. Pode-se fazer o download do crachá como um ficheiro png, mas não se pode editar o original, pois a plataforma não grava os crachás.
Canva – O registo é gratuito e é possível aceder a diversos templates e ícones para criar rapidamente um crachá digital.
Badge Design– Neste site podemos criar um crachá simples com um construtor. O registo é gratuito.
Google Drawing – Outra forma de criar um crachá digital, mas mais difícil que as outras ferramentas da web. É necessária uma conta gratuita do Google.

Tutoriais: