A plataforma Moodle não foi concebida especificamente para ser um sistema de aprendizagem gamificado. No entanto, é possível aplicar os conceitos às atividades ou até mesmo a um curso online completo. É também possível utilizar os elementos de jogos em conjugação com os princípios de desenho educacional, criando-se assim uma experiência gamificada.

Como podemos aplicar alguns dos princípios e elementos de jogo na plataforma Moodle:

1 – Acesso Restrito

O acesso restrito ou bloqueado é um princípio de desenho educacional que prevê que os conteúdos e as atividades estejam dependentes uma das outras, não permitindo o acesso sem se verificar determinadas condições.

2 – Utilização de medalhas

A ideia consiste em criar um conjunto de medalhas que os alunos podem “receber”, se cumprirem os critérios definidos pelo professor. Os critérios de atribuição de Medalhas podem ser definidos em função da conclusão de uma ou várias atividades, da conclusão de uma disciplina ou um conjunto de disciplinas, de criar um tópico num fórum, de completar o perfil de utilizador ou ainda em função de qualquer outro critério definido premiar determinada competência. Existem dois tipos de medalhas, ao nível do site e ao nível da disciplina. As Medalhas ao nível do site estão disponíveis para os utilizadores em todo o site e relacionadas com as atividades a nível do site, como por exemplo, quando um utilizador conclui um conjunto de disciplinas ou completa o seu perfil. As Medalhas ao nível da disciplina estão disponíveis para os utilizadores inscritos numa disciplina e relacionadas com as atividades que acontecem no âmbito dessa disciplina.

3 – Ranking Block (quadro de classificação/leaderboards
Plugin de classificação dos participantes de acordo com a nota obtida nas atividades realizadas no Moodle.
Pontos são os elementos que podem ser atribuídos em resultado da obtenção de um objetivo, ou premiar os estudantes pelas diversas interações que têm com um determinado conteúdo ou atividade. Por exemplo, podemos considerar importante, enquanto estratégia educacional, incentivar o estudante a participar nos fóruns, promovendo, assim, o seu “envolvimento social”. Desse modo, podemos premiar as suas interações no fórum com a atribuição de pontos.
Para a aplicação deste elemento é necessário utilizar um plug-in extra do Moodle, com o nome Ranking Block. Este plug-in permite definir os pontos que são atribuídos a cada atividade.

4 – Level Up! (nível)
Ferramenta que, de acordo com o desempenho dos alunos nas atividades, faz com que o aluno “suba” de nível.

5 – Progress Bar (barra de progresso)
Ferramenta de gestão da progressão do aluno na disciplina.
A progressão no curso pode ser definida pela conclusão das atividades, que pode ser implementada através do acesso condicionado às atividades, baseada nos critérios que forem definidos para que estas sejam consideradas concluídas.
O Moodle permite ao estudante verificar a sua progressão (se o gestor definir esta funcionalidade nas configurações da disciplina) pelos checks que vão sendo colocados junto das mesmas. Contudo, numa abordagem de gamificação, o progresso pode ser visualizado pelo estudante numa barra de progresso que identifica todas as atividades através de uma visualização gráfica do progresso do estudante na disciplina.

6 – Quiz venture
O QuizVenture consiste num jogo simples em que o jogador controla uma nave em batalha com naves inimigas. As vagas de naves que o jogador enfrenta são baseadas em perguntas, sendo que as naves inimigas são respostas às perguntas. O objetivo do jogo é destruir as naves que correspondem às respostas corretas. O plug-in pode ser parametrizado com base nas questões disponíveis na base de dados de perguntas.
Os tipos de perguntas que são válidos são as de verdadeiro ou falso e perguntas de escolha múltipla.

7 – Game
O módulo de atividade do jogo faz uso de perguntas, questionários e glossários para criar uma variedade de jogos interativos.

8 – Bloco Game
Uma opção para aplicar gamificação à plataforma Moodle. O objetivo do plugin é aplicar técnicas de gamificação à plataforma moodle de forma simples e descomplicada.

9 – Formato de disciplina Trail
O formato Trail foi desenvolvido com base no plugin de formato Grid mas aqui as grades estão dispostas numa trilha. Algumas funcionalidades foram pensadas para atender alguns aspectos da gamificação, podendo alterar o estilo do plano de fundo e a transparência das grades.

10 – O plugin Stash

Com este plugin, podemos adicionar um inventário de itens à disciplina e permitir que os alunos encontrem itens explorando as atividades.