Agrupamento de Escolas de Canelas

Cursos estruturados

Chega de teoria, vamos brincar! (Enough theory, Let’s Play!)

Entre os dias 19 e 24 de fevereiro, a Educadora Rosa Santos e a Professora do 1º ciclo Olívia Silva, do Agrupamento de Escolas de Canelas, viajaram até Nice, França, para frequentar o curso estruturado “Chega de teoria, Vamos brincar!” (Enought Theory, Let’s Play), desenvolvido pelo Centro Europass, no âmbito do programa ERASMUS +.

O curso assentou num grande objetivo educativo – Aprender brincando (Plearn).

Os docentes participantes, provenientes da Suécia, Alemanha, Croácia e Portugal descobriram e jogaram novos jogos, propostos pelo formador Mathieu Delamarre, para usarem nas suas aulas e aprimorarem as capacidades de autoexpressão e promoverem o desenvolvimento pessoal (cognitivo, emocional e social) dos alunos. Ao usar os jogos na sala de aula estão a torná-la num ambiente mais confortável para o crescimento pessoal e social dos seus alunos, fortalecendo assim as relações entre eles e com o professor.

É de realçar o convívio, colaboração e empatia entre todos os participantes, tendo sido gratificante o contacto com outras culturas e a partilha de experiências de outros sistemas de ensino e práticas educativas.

No âmbito do curso, usufruíram das visitas à cidade velha de Nice, a uma fábrica de chocolates e à vila de Èze, onde descobriram o jardim exótico e visitaram a fábrica de perfumes Fragonard. Desta forma fortaleceram laços e criaram a coesão no grupo.