Agrupamento de Escolas de Canelas

Cursos estruturados

Conflict Management, Emotional Intelligence and Bullying Prevention

No âmbito do projeto Erasmus +, as docentes Ana Barbosa e Ana Sabença frequentaram o curso estruturado “Conflict Management, Emotional Intelligence and Bullying Prevention”, desenvolvido na instituição Europass Teacher Academy, entre os dias 19 e 24 de fevereiro de 2024, em Florença. A semana teve início com uma breve apresentação dos participantes, das respetivas escolas e países: Portugal, Espanha, Roménia, Alemanha, Bélgica e Croácia. Esta diversidade de nacionalidades permitiu-nos ter uma visão dos diferentes sistemas educativos, partilha de boas práticas, novas aprendizagens e a criação de um vínculo de amizade que, provavelmente, permitirá construir uma ligação de parceria.

Durante esta semana em mobilidade, foram desenvolvidas competências pessoais, sociais e profissionais, através da apresentação de desafios pedagógicos e resolução de alguns problemas. Foram várias as temáticas abordadas ao longo da semana, nomeadamente a introdução à gestão de conflitos; dinâmica de grupo, como gerir conflitos; estratégias de mediação de conflitos e como usá-las; Bullying, como prevenir o Bullying e tipos de Bullying; partilha de experiências em relação à sala de aula; importância da formação de equipas; atividades Mindfulness; Educação Emocional/Inteligência Emocional; como gerir emoções; empatia; atividades práticas: trabalho de pares e trabalho de grupo- Role play; aprendizagem baseada em tarefas; estratégias de aprendizagem colaborativa.

Para estas docentes, foi uma experiência enriquecedora, sobretudo pela oportunidade de contactar com as dinâmicas ligadas à educação e inteligência emocional, enquanto ferramenta importante para prevenir, enfrentar e solucionar conflitos, abrangendo a capacidade de identificar, escutar, compreender e gerir as emoções. Com as ferramentas e competências adequadas, os professores podem melhorar a comunicação entre todos os elementos da comunidade, transformar os conflitos em oportunidades de crescimento pessoal, criar um clima mais saudável e fundamental na contrução do processo ensino- aprendizagem.

As docentes, Ana Sabença e Ana Barbosa