Agrupamento de Escolas de Canelas

Mobilidade com alunos

Let’s  band together. Let’s go green.” Um projeto para um futuro mais verde.

Entre os dias 22 e 27 de outubro, 12 alunos do 9.ºA hospedaram-se em casa dos seus parceiros, os alunos da escola Realschule im Bildungszentrum Weissacher, que se localiza  em Weissacher Tal, a cerca de 30Km de Estugarda.

Desta mobilidade resultaram aprendizagens muito importantes que sensibilizaram os alunos para a utilização da água, numa abordagem prática. Em grupo, os alunos analisaram mais de perto a qualidade da água, os aspetos a que devem prestar atenção quando avaliam a sua qualidade, e aperceberam-se da importância da qualidade da água, quer a nível regional quer mundial. Tomaram consciência de como melhorar a qualidade da água e de como mantê-la limpa no seu dia a dia, e aprenderam a partilhar as suas opiniões e pontos de vista, aperfeiçoando as suas competências linguísticas e de apresentação.

Também no âmbito deste projeto, os alunos discutiram a relevância das  fontes de energia alternativas, porque estas possuem um impacto ambiental muito menor do que as tecnologias convencionais de energia, contribuindo assim para a manutenção e a preservação do meio ambiente.

O upcycling, que consiste, basicamente, em dar um novo propósito a materiais que seriam descartados, não é uma prática nova e é muito importante graças às técnicas sustentáveis e à pegada ambientalmente correta que promove. Assim, foi com entusiasmo que os alunos participaram no workshop, onde criaram um saco a partir de uma t-shirt velha.

Na visita ao Centro de Ciência “Experimenta”, os jovens exploraram a exposição por si próprios, o que lhes permitiu compreender realmente a essência das alterações climáticas e os seus desafios.

Destacam-se, finalmente, o elevado civismo dos nossos alunos, que tão bem representaram a nossa escola, e o apoio incondicional das suas famílias.