Agrupamento de Escolas de Canelas

Mobilidade com alunos

Projeto “Arts and History: the way women’s path has been built”

O projeto “Arts and History: the way women’s path has been built”  teve a primeira mobilidade com alunos na semana de 12 a 18 de fevereiro de 2023. A forma como a semana seria ocupada e os assuntos a serem trabalhados com os alunos foram estabelecidos ao longo de sessões online (com os professores envolvidos) e durante a
visita preparatória dos colegas italianos (em outubro). Quer os trabalhos quer as atividades foram pensados com a intenção de proporcionar aos alunos momentos de trabalho e reflexão sobre a construção de estereótipos, a forma como as diversas artes auxiliaram a construir/desconstruir o percurso da mulher, a importância da reflexão sobre as questões de género e equidade. Para além das apresentações de trabalhos efetuadas pelos alunos (que abarcaram a literatura portuguesa, italiana e outras – sobre a mulher ou em que esta era a autora), desenrolaram-se diversos workshops e palestras (“Inclusão e género”, “Ser mulher – expectativas, papéis sociais, perspetivas” (viagem pela literatura)”, “Género e equidade na medicina e no desporto”, “Homens e mulheres no desporto (simulação de uma aula com exercícios do fim do século XIX/início de XX e do século XXI)” e “A mulher na literatura inglesa no século XIX”. Todas elas permitiram aos envolvidos atingir os objetivos propostos e complementar as suas tomadas de posição com argumentos fundamentados. A mobilidade revelou-se também fundamental para a criação de laços afetivos entre os participantes propiciados não só pelo trabalho colaborativo realizado entre todos os envolvidos mas também pelas visitas culturais que dela fizeram parte.