Agrupamento de Escolas de Canelas

Cursos estruturados

Projeto Erasmus+ – KA 121 – “Soft skills and Emotional Intelligence for teachers and education staff”

Entre os dias 20 e 27 de janeiro de 2024, 3 elementos dos serviços administrativos participaram num curso intitulado “Soft Skills and Emotional Intelligence”, na cidade de Palermo, na Sicília – Itália. Apesar do cansaço da viagem, o momento de acolhimento no primeiro dia, por parte da ELA | Erasmus Learning Academy foi fundamental para o ambiente de aprendizagem desenvolvido no decorrer da formação. O  jantar de boas vindas, num restaurante típico, deu início à descoberta desta cidade italiana. A ementa continha os pratos esperados, massas e pizzas e um doce típico: o cannoli.

A equipa de formadores demonstrou ser sempre muito profissional e capaz de se adaptar às diferentes realidades apresentadas pelos formandos. O grupo era constituído por três portuguesas, uma holandesa e três romenas, juntando professores e trabalhadores dos serviços administrativos das escolas. Os temas abordados na formação foram muito relevantes e os métodos de ensino e aprendizagens motivadores. Para cada tema abordado eramos desafiados a realizar trabalho prático em diferentes contextos e com diferentes grupos, permitindo que a “bagagem” de conhecimento e partilha de informações/ experiências fosse essencial para a aquisição de novos conhecimentos.

No decorrer da semana, depois das horas de formação, tínhamos algum tempo livre para continuar a descobrir a ilha e pontos de referência da cidade. Fomos brindadas pelo bom tempo, pela boa disposição da maioria dos elementos que formavam o grupo e pela simpatia dos habitantes de Palermo.

No culminar de uma semana repleta de boas experiências e aprendizagens relevantes, o grupo reuniu-se num jantar de despedida com uma ementa tipicamente italiana.

A experiencia foi muito gratificante e enriquecedora.

Chegamos a Portugal com um sentimento de satisfação e dever cumprido!

As Sicilianas!