Agrupamento de Escolas de Canelas

Mobilidade com alunos

PROJETO ERASMUS+ MY ACTIONS OUR FUTURE Mobilidade a Viimsi, Estónia – 1 a 7 de outubro

Entre 1 e 7 de outubro, um grupo de 13 alunos do 9.º ano e 3 professoras do Agrupamento de Escolas de Canelas partiu em direção à Estónia para se juntar aos seus colegas do Centre Educatiu El Casal, de Espanha, e da Viimsi Kool, na Estónia, anfitriã desta segunda mobilidade do projeto Erasmus+ My Actions Our Future.

Nesta mobilidade os participantes aprenderam mais sobre causas, consequências e soluções de alguns dos problemas ambientais da atualidade e partilharam práticas sustentáveis.

À semelhança da primeira mobilidade deste projeto, foi dada continuidade ao maior desafio desta parceria: trabalhar em equipas multinacionais. Nos meses que a antecederam, cada equipa composta por alunos dos três países do projeto, trabalhou com recurso a meios digitais de comunicação e trabalho colaborativo remoto. Durante a mobilidade, terminaram e apresentaram o seu trabalho sobre a poupança de energia na vida quotidiana, crucial para reduzir a nossa pegada de carbono.

Outras atividades estavam relacionadas com os resíduos, a poluição da água e a perda de biodiversidade, bem como com o ambiente global: workshops de reciclagem; programa educativo nos museus Coastal Folk, Open Air e Museu da Floresta de Sagadi; workshops de design thinking/ambientais na Escola de Arte e Ciência de Viimsi; exploração do Parque Natural de Lahemaa.

Os alunos realizaram ainda diversas atividades culturais – apresentações sobre o país de acolhimento; atuação/aprendizagem de dança folclórica estónia e visita à belíssima capital Tallinn – e outras que promoveram a interação social como jogos quebra-gelo, uma caça ao tesouro, atividades desportivas e até uma festa na escola.

O produto final desta mobilidade foi também o resultado da colaboração entre alunos das equipas multinacionais dos três países: criação de um e-newspaper sobre a semana na Estónia.

Merece ser destacado o caloroso acolhimento por parte das famílias da Estónia, com as quais os nossos alunos contactaram ainda antes da mobilidade e vão, certamente, continuar a contactar. Regressamos a Portugal de coração cheio e ansiosos por retribuir a hospitalidade com que fomos recebidos.

Esta mobilidade desenvolveu uma compreensão profunda da relação dos alunos com o ambiente e de como as suas escolhas e ações podem ter impacto no mundo natural e capacitando-os a agir em prol de uma vida sustentável. Para além de aumentar a consciência ambiental dos alunos, esta mobilidade ajudou-os a adquirir competências sociais, digitais e de língua inglesa.