Agrupamento de Escolas de Canelas

Mobilidade com alunos

Projeto Erasmus “WATER IS MY FRIEND”

Entre os dias 1 e 6 de outubro, dez alunos do 8.º A, acompanhados por duas professoras, deslocaram-se a Roma, no âmbito do Projeto “Water is my friend”.

Este projeto, que iniciou no letivo de 2022-2023, teve como principal objetivo estimular a reflexão sobre o uso que se faz da água, consciencializando a comunidade para que o consumo deste recurso seja mais eficiente e equilibrado.

Na sequência desta temática, mas agora numa vertente mais cultural e histórica, a escola parceira, I.C. Sinopoli Ferrini, desenvolveu um conjunto de atividades lúdico-culturais muito enriquecedoras.

As atividades permitiram aos alunos aprofundar os seus conhecimentos sobre a época romana e a importância da água neste período, nomeadamente no tocante à importância dos grandes aquedutos – genialidade de engenharia, arquitetura e hidráulica que traziam, há mais de dois mil anos, água mineral das montanhas, tendo-se desta forma democratizado o bem mais precioso que existe: a água.

As visitas realizadas à cidade incluíram também um percurso pelas as fontes mais icónicas e artísticas da cidade, verdadeiras obras de arte – ao todo 2.500 pequenas fontes espalhadas pela cidade.

Localizados bem no centro da cidade de Roma, o coliseu (o maior anfiteatro construído durante o Império Romano) e o Fórum Romano foram obviamente visitas indispensáveis.

As horas passaram depressa e a experiência foi inesquecível, pois a cidade de Roma é um verdadeiro museu a céu aberto.  Os alunos, com a ajuda da guia, puderam ouvir e constatar “in loco” que, apesar de ser um local cheio de ruínas, as construções públicas que ali existem foram de grande importância cultural do império do país.

Por sua vez, na escola, os alunos assistiram a aulas de diferentes disciplinas, participaram em trabalhos de arte onde aprenderam a empregar a técnica da aguarela e dedicaram-se à criação do logotipo do projeto.

Houve ainda oportunidade para a apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos, assim como para a visualização de um pequeno vídeo sobre a primeira mobilidade em Portugal.

Os nossos alunos participaram no ensaio da orquestra da escola e foram desafiados a acompanhar alguns trechos musicais com a ajuda de instrumentos de percussão.

A despedida terminou com um piquenique e jogos num dos parques urbanos na vizinhança da escola.

Fica o nosso agradecimento às famílias italianas que tão bem receberam os nossos alunos e lhes possibilitaram participar na sua vida doméstica, partilhando com eles pequenos momentos do quotidiano.

Esses momentos facilitaram a comparação entre a cultura alimentar italiana e a portuguesa, e melhoraram as competências sociais e de cidadania dos alunos.