Agrupamento de Escolas de Canelas

Disseminação

Workshop “Lidar com o Stress para evitar o Burnout”

É crucial que os profissionais que trabalham numa escola saibam lidar com o stress, pois estas profissões, especialmente nos nossos dias e no nosso país, são extremamente desafiadoras e stressantes. Estes profissionais enfrentam uma variedade de desafios no seu trabalho diário, incluindo lidar com comportamentos disruptivos de alguns alunos, controlar os corredores e outros espaços escolares, “dominar” uma sala de aula, muitas vezes com 28 alunos, preparar aulas e avaliações, lidar com várias tarefas burocráticas, entre muitas outras.     O stress pode afetar a saúde física e mental deste conjunto de pessoas especialmente dos professores. O stress crónico pode conduzir a problemas de saúde, como dores de cabeça, problemas digestivos, insónia, ansiedade e depressão. Além disso, os professores em stress são potencialmente menos eficazes na sala de aula, pois este afeta a sua capacidade de concentração e memória, o que prejudica a qualidade do seu trabalho, podendo dar origem a um ambiente de sala de aula menos produtivo.

Por tudo isto, percebe-se que é fundamental que toda a comunidade educativa aprenda a saber lidar com o stress, para melhorar sua saúde física e mental e desempenhar melhor as suas funções. É fundamental aprender a controlar melhor o tempo e a estabelecer limites claros entre o trabalho e vida pessoal, aprenda a ser capaz de desenvolver competências de resiliência que permitam no futuro lidar, de forma mais eficaz, com as exigências do trabalho.

Outros comentários sobre a sessão:

Ação motivadora, agradável e divertida. Promoveu a consciencialização de conhecimentos existentes, mas que precisam de ser refletidos para serem interiorizados.