Missão: Emprego!

O Serviço de Psicologia e Orientação desenvolveu, em três turmas dos Cursos Profissionais, o programa de transição para vida ativa “Missão: Emprego!”, dirigido aos alunos do 12º ano de escolaridade.

O programa teve por objetivos promover nos alunos i) comportamentos de iniciativa e o desenvolvimento de competências de procura ativa de emprego, ii) uma sensibilização para a importância da atitude e do comportamento no mundo do trabalho, e iii) a necessidade do desenvolvimento de competências transversais.

A implementação do programa decorreu ao longo de três sessões, de 100 minutos cada, verificando-se ainda uma quarta, de carácter opcional, focada na importância do comportamento prossocial  nas relações profissionais.

Foram abordados temas como o curriculum vitae, a entrevista de emprego, o pitch, as fontes de informação e a gestão de carreira, entre outros.

O programa desenrolou-se assente num forte dinamismo e interação constante, mobilizando a participação ativa e envolvimento dos alunos, pelo que, além de períodos curtos de exposição de informação, contou com trabalho prático e em grupo, com simulações/role-playing e visualizações, análise e debate de vídeos/filmes.

A estrutura do programa, os temas abordados e a metodologia de cariz essencialmente prático, procurou ser relevante para o processo de transição dos alunos para o mercado de trabalho.

No final, a implementação do programa foi considerada “muito boa” por dois terços dos que procederam à sua avaliação, sendo que os restantes avaliaram o programa como “bom”.